A visibilidade do negócio familiar
As famílias empresárias tradicionalmente não são muito abertas nem recetivas a atos de exposição pública. É uma posição natural, especialmente em Portugal onde, no período pós-revolução de 1974, os empresários e respetivas famílias viveram momentos deveras conturbados tendo mesmo provocado movimentos migratórios, em especial das mais influentes e conhecidas.
No entanto, ao deterem e controlarem uma empresa, a sua postura de maior ou menor abertura acaba por se refletir de forma significativa na vertente comunicacional, pelo que facilmente se identificam distintas vias de comunicação de um negócio familiar.
A mais visível aparece quase sempre associada à tradicional publicidade, com recurso a pessoas ou elementos distintivos da própria família - caso de Henrique Granadeiro que dá o rosto pelos seus vinhos; a Quinta da Aveleda que, na sua totalidade ou através de partes da mesma, figura em vários dos seus rótulos de vinho; ao recurso a meios mais subtis e diferenciados como é o caso do prémio D. Antónia Ferreira que, desde 1989, já vai na 25ª edição de atribuição a figuras femininas portuguesas com idêntico espírito empreendedor e caraterísticas humanas desta marcante mulher no mundo dos vinhos, e é uma vontade expressa dos seus descendentes e da família Guedes que detém a Sogrape e as marca associadas à Casa Ferreirinha.
Temas para reflexão:
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
A mais visível aparece quase sempre associada à tradicional publicidade, com recurso a pessoas ou elementos distintivos da própria família - caso de Henrique Granadeiro que dá o rosto pelos seus vinhos; a Quinta da Aveleda que, na sua totalidade ou através de partes da mesma, figura em vários dos seus rótulos de vinho; ao recurso a meios mais subtis e diferenciados como é o caso do prémio D. Antónia Ferreira que, desde 1989, já vai na 25ª edição de atribuição a figuras femininas portuguesas com idêntico espírito empreendedor e caraterísticas humanas desta marcante mulher no mundo dos vinhos, e é uma vontade expressa dos seus descendentes e da família Guedes que detém a Sogrape e as marca associadas à Casa Ferreirinha.
![]() Esta feliz associação ilustra uma forma de comunicação distinta e geradora de grande visibilidade da entidade, que acaba por ser reconhecida por todos os seus stakeholders. |
Temas para reflexão:
- Como é a nossa empresa percecionada pelo mercado?
- Possui a imagem e presença que desejamos?
- O que podemos fazer para melhorar?
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto www.efconsulting.pt
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