Voos com origem na UE terão de usar 2% de SAF a partir de janeiro;

Workshop empresarial sobre sustentabilidade e o futuro das viagens
Voos com origem na UE terão de usar 2% de SAF a partir de janeiro
A partir de janeiro de 2025, todos os voos que partam da UE terão obrigatoriamente que usar 2% de SAF - Sustainable Aviation Fuel. Esta é a principal conclusão do workshop empresarial, que no dia 11 de outubro no Aeroporto do Porto, organizado pelo Consulado da Alemanha no Porto, pela AEP, pelo Lufthansa Group, pela Lufthansa LGSP e pela ANA Aeroportos. 
 
O evento reuniu vários “stakeholders” da indústria da aviação e representantes de empresas de diferentes indústrias do Norte de Portugal, com foco no tema central: Sustentabilidade e o futuro das viagens. O workshop foi liderado por Michael Nau, diretor de Vendas e Sustentabilidade do Lufthansa Group em Frankfurt, que apresentou as metas de sustentabilidade do grupo. 
Estas passam pelo uso de combustíveis sustentáveis para a aviação. SAF é o termo genérico para todos os combustíveis de aviação que são produzidos sem a utilização de matérias-primas fósseis, como o petróleo bruto ou o gás natural. O SAF é uma importante chave tecnológica para um voo mais sustentável e essencial para a viragem energética na aviação. Existem vários processos de fabrico e diferentes matérias-primas disponíveis como fontes de energia. 
 
Aviação neutra de carbono até 2050
 
O SAF desempenha um papel central na realização do objetivo de uma aviação neutra em termos de CO2 até 2050. O Grupo Lufthansa está envolvido há muitos anos na investigação sobre SAF e impulsiona a introdução de combustíveis de aviação sustentáveis da próxima geração. É dada especial atenção às tecnologias Power-to-Liquid (PtL) e Sun-to-Liquid (StL), orientadas para o futuro, que utilizam eletricidade gerada de forma regenerativa ou calor solar como fontes de energia.
O preço do SAF depende da tecnologia e da evolução do preço do petróleo. Atualmente, o preço de mercado do SAF existente a partir de resíduos biogénicos é três a cinco vezes superior ao preço do querosene fóssil. Atualmente, o SAF de nova geração ainda é dez vezes mais caro do que o querosene fóssil. 
 
Soluções sustentáveis
 
A partir de janeiro de 2025, todos os voos que partam da UE terão obrigatoriamente que usar 2% de SAF. 
Para as empresas foram apresentadas soluções sustentáveis, como: Green Fares (tarifas especialmente desenhadas para clientes que desejam reduzir o impacto ambiental das suas viagens aéreas, integrando compensações de CO2 diretamente nas tarifas); BULK Deals (programa que permite a parceiros corporativos adquirirem SAF em larga escala, com o Lufthansa Group a garantir a sua utilização em voos dentro de 6 meses. O parceiro recebe um certificado scope 3 que confirma a redução de CO2); Partner Plus Benefit (programa de fidelização que permite às empresas acumular pontos de recompensa que podem ser usados em viagens e serviços).
 
Sanções serão implementadas em Portugal
 
Outro tema crucial abordado por Michael Nau foi a crescente regulamentação de emissões de CO2 nas empresas, com o foco nas multas já em vigor em vários países da Europa, tendo sublinhado que estas sanções, aplicadas a empresas que não conseguirem reduzir as suas emissões e relatar as suas práticas de sustentabilidade, em breve serão também implementadas em Portugal. 
As empresas devem preparar-se para esta realidade, ajustando as suas operações e políticas para estarem em conformidade com as exigências futuras.
M. Margarida Pereira-Müller agendagrupovidaeconomica.pt, 17/10/2024
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