A periodicidade de comunicação com a Família Empresária;

A periodicidade de comunicação com a Família Empresária
A comunicação é um dos elementos potenciadores da coesão da família empresária em torno da sociedade familiar.
Os membros da família que trabalham na empresa normalmente têm acesso facilitado à informação relevante sobre a sociedade ou o negócio, contudo, os que estão afastados do seu dia a dia não devem ser esquecidos, devendo a empresa definir canais, conteúdos e periodicidade de disseminação.

O estudo da Atrevia (“Os valores e a comunicação na empresa familiar”) analisou as periodicidades e tipologias de informação que são partilhadas com a família empresária, tendo sobressaído o seguinte:
  • As notícias classificadas com interesse são comunicadas aquando do seu surgimento;
  • As periodicidades semanal e mensal são muito pouco utilizadas;
  • Trimestralmente é um período muito recorrente para o envio de informação, com relevo financeiro e presença nos “media”;
  • O tema dos dividendos é abordado na maioria das vezes uma única vez por ano.
Os resultados refletem uma prática que é relevante: as notícias de interesse devem ser comunicadas de imediato e, nos casos em que sejam alvo de divulgação pública pelos “media”, deveria mesmo ser ponderada a sua divulgação prévia à família.
Neste caso particular de interesse externo, e em especial quando são potencialmente desfavoráveis à empresa ou família, aconselha-se não só a informar previamente os membros da família como também a aconselhar o que fazer ou responder no caso de as pessoas serem inquiridas sobre o assunto.
Com esta prática evitam-se potenciais discrepâncias, assumem-se tomadas de posição que denotam alinhamento e posições convergentes, e reflete-se a união familiar e coesão de interesses.

Em outubro de 2012, Armando Almeida Cardoso, acionista e presidente da Conforlimpa – grupo familiar que tinha como principais clientes o Estado (hospitais, centros de saúde, tribunais e instalações policiais) – à data, um dos maiores grupos empresariais no setor das limpezas e o sétimo maior empregador nacional –, foi detido, no âmbito de um processo relacionado com alegadas fraudes fiscais, no valor de cerca de G 42 milhões.
Nesse e nos dias seguintes, foram múltiplas as notícias em todos os órgãos de comunicação social nacionais.
Em dezembro de 2017, Luís Cardoso, filho de Armando, visitou a esposa Sandra no seu local de trabalho, matando-a frente aos colegas e suicidando-se de seguida.
Notícias com este impacto serão de conhecimento imediato dos familiares, que, naturalmente, e em especial pelo caráter inesperado, terão óbvias dificuldades em enfrentar as situações, sendo normalmente aconselhável manter a total reserva de quaisquer comentários.

 
Temas para reflexão:
  • Que informação devemos partilhar com os membros da família empresária?
  • Com que periodicidade devemos apresentar a informação?
  • Como podemos preparar os familiares para lidarem com os contactos dos “media”?
     
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto   http://www.efconsulting.pt


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