Os valores e a comunicação nas empresas familiares;

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES
Os valores e a comunicação nas empresas familiares
O grande desejo das famílias empresárias é assegurar a continuidade da empresa ao longo das sucessivas gerações. Neste processo contínuo as empresas vão enfrentar grandes e importantes desafios:
  • Manter a competitividade e o êxito do negócio,
  • Fortificar a união familiar em torno da empresa,
  • Assegurar a sucessão da liderança e da propriedade.
Ser empresa familiar nunca foi garantia de sucesso de um negócio, pelo que é fundamental estar-se consciente de que se atua num ambiente competitivo onde os que melhor se adaptarem terão maiores probabilidades de sobrevivência. A esta verdade de la Palice, comum a todas as organizações, acrescem as outras duas inerentes às sociedades familiares.
A primeira reflete que a família só será um fator competitivo se conseguir assegurar a união no suporte à empresa. Algo que, com o passar dos anos, não é facilitado, pois a família cresce e os laços familiares tendem a diminuir de intensidade ou mesmo a dissipar-se.
Ultrapassados os dois primeiros desafios, está-se mais apto a enfrentar aquele que se repete ciclicamente: a preparação das duas gerações para a coexistência e a passagem do testemunho da liderança do negócio.
Estando esta última assegurada, é necessário cuidar dos movimentos da propriedade. Quanto maior for o número de sócios, maior será a dificuldade para se alcançarem consensos nas decisões inerentes ao capital. É por isso crucial ensinar-se a ser bom acionista e criarem-se mecanismos que facilitem a transação e concentração de posições.
Nos três desafios sinteticamente abordados, podemos identificar dois elementos relevantes para os enfrentar: os valores comuns e os mecanismos de comunicação.
Os próximos artigos irão ser desenvolvidos à volta destes dois impactantes fatores, sendo que, para melhor sustentar a abordagem, os mesmos serão suportados no estudo “Los valores y la comunicación en la empresa familiar”. Este trabalho foi realizado de forma conjunta pela Cátedra de Empresa Familiar do IESE Business School e por ATREVIA – entidade especializada na consultoria de comunicação a empresas familiares, ela mesmo também familiar, pois foi fundada e é liderada por Núria Vilanova que tem como sócia a mãe.
A Núria Vilanova desejo manifestar os meus agradecimentos pela imediata anuência à utilização do estudo para estes artigos.
O estudo pretendeu analisar a importância dos valores no seio das organizações familiares e o papel da comunicação como ferramenta chave na sua transmissão, tanto no núcleo familiar como na interação da família com a empresa e a sociedade.
A metodologia utilizada no estudo baseou-se numa análise quantitativa – a partir de respostas de cerca de 3000 destinatários membros de empresas familiares – e qualitativa de 30 entrevistas profundas e 4 Focus Groups, envolvendo responsáveis e membros de empresas familiares de Espanha, Améria Latina e Portugal – representado pela empresa de logística Luís Simões e o seu líder José Luís Simões.

Temas para reflexão:
  • Temos bem presente quais são os nossos principais valores?
  • Estes valores são partilhados por todos os membros da família empresária?
  • Existem uma relação entre os nossos valores e os da nossa empresa?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   http://www.efconsulting.pt
 
 

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