Indústria têxtil e vestuário espera recuperação;

Indústria têxtil e vestuário espera recuperação
“A indústria têxtil e vestuário portuguesa continua a demonstrar capacidade de adaptação e resiliência”, refere a ATP. É esperada uma retoma nos próximos meses, tendo em conta as importações de matérias-primas. À Medida que o setor continua a investir em novas tecnologias e em práticas sustentáveis, “espera-se que a competitividade internacional da ITV portuguesa continue a fortalecer-se”.
O setor exportou 529 milhões de euros em julho, mais 3% do que em igual mês do ano passado. Este aumento foi acompanhado por uma expansão de 12% na quantidade exportada, evidenciando um mês de forte atividade produtiva e exportadora. As importações de matérias-primas – essenciais para a produção de têxteis e vestuário em Portugal – aumentaram significativamente em julho, com uma subida de 40% em quantidade, “refletindo a preparação do setor para intensificar a produção e atender à procura internacional, dando sinais de uma retoma há muito esperada”, adianta a associação. 
Apesar dos resultados positivos em julho, o acumulado de janeiro a julho, registou uma ligeira queda de 6% no valor total das exportações, para 3376 milhões de euros, e uma redução marginal de 0,3% na quantidade exportada. Alguns mercado tradicionais têm-se mostrado desafiantes, mas outros estratégicos têm aberto oportunidades de negócios. De salientar que Portugal tem reforçado a sua quota de mercado na maioria dos países da União Europeia. 
Susana Almeida, 19/09/2024
Partilhar
Comentários 0