Renault 4L - Um ícone (agora) elétrico;

Ensaio
Renault 4L - Um ícone (agora) elétrico
Em 1956 a Renault é uma colmeia de atividade e o CEO Pierre Dreyfus quer lançar “algo com volume!”, um automóvel, impactante, completamente diferente do que a indústria automóvel produzia: um modelo de 3 volumes – (componentes, zona dos passageiros e motor traseiro). Por isso, queria um automóvel que refletisse a sociedade da época e pensado para o futuro; versátil; sinónimo de liberdade, para áreas urbanas e rurais, dias úteis e fins de semana, trabalho e lazer, e para homens e mulheres.
E esse foi o resultado: O Renault 4 foi um carro multiuso, funcional e simples de conduzir, tanto pelo “consumidor tradicional” nas cidades, agricultores, correios, polícia, tendo chegado aos ralis.
Ficou célebre a comparação do 4L de Pierre Dreyfus a um par de jeans: “Era robusto, útil e estiloso. Ele agradava a todos os gêneros, idades e até classes sociais”
Alcançou números de vendas muito bons ao longo de sua carreira: 8.135.424 unidades em cinco continentes e, em mais de cem países no espaço de 30 anos, tornando-se o modelo mais vendido da Renault a nível global.
Ao dia de hoje, foi com redobrado cuidado que a marca quis (e lançou) o Renault 4L da era moderna – naturalmente eletrificado. Anunciado no Salão do Automóvel de Paris de 2022 como carro de exposição 4EVER Trophy, o Renault 4 E-Tech elétrico explora o DNA do modelo original para se reinventar como um carro compacto versátil, para os dias de hoje.
Mantendo a interpretação do desenho original é, como refere a marca, uma “ voiture à vivre”, um automóvel para ir a qualquer lugar, todos os dias e, nalgumas versões com o seu emblemático teto de lona, num desenho retro-futurista, tecnologicamente repleto, seja com o ADAS para segurança, ou o OpenR Link e o Reno avatar.
O Renault 4 E-Tech elétrico ocupa uma posição no segmento B, acima do Renault 5 E-Tech elétrico e, por isso mesmo, maior e mais espaçoso (posicionamento semelhante ao do Captur em relação ao Clio). Enquanto o Renault 5 E-Tech elétrico é voltado para clientes urbanos, o Renault 4 E-Tech elétrico foca-se nas famílias jovens.
Possui uma bagageira de 420L função one-pedal, autonomia até 400kms, compartimentos de armazenamento engenhosos, banco traseiro e do passageiro totalmente dobrável e o sistema de controle de tração Extended Grip para incursão em terrenos mais rurais ou neve.
As baterias, construídas por módulos (3 ou 4, consoante as versões) foram também desenvolvidas em conjunto com os bombeiros, existindo um local para, em caso de incêndio, ser injetado diretamente na bateria o produto para a não combustão.
A grelha dianteira é o primeiro detalhe que nos recorda o ícone, sendo diferente pois é constituída por uma peça única, o seu contorno é iluminado e o logotipo da Renault surge no centro. A porta traseira da bagageira mantém o desenho original estendendo-se para dentro do pára-choques, dando a noção que é maior do que parece e facilita também as operações de carga e descarga.
A iluminação traseira mantém, não apenas a sua posição natural na lateral, mas também as linhas do seu antecessor. E o teto mantém o design do modelo histórico, com a adição de barras de teto para as necessidades atuais.
Gilles Vidal, vice-presidente de design, Renault & Ampere refere que “Trazer o Renault 4 de volta à vida como um carro urbano versátil totalmente elétrico de design funcional e ultramoderno foi uma decisão movida pela paixão e emoção. Ele tem tudo o que criou a alquimia do original, como seu estilo de carroceria instantaneamente reconhecível. Ao mesmo tempo, é um carro urbano ousado e estiloso de design contemporâneo, com uma gama de detalhes sofisticados e de alta tecnologia.”
Foram lançadas três versões, cujos nomes não foram escolhidos aleatoriamente, sendo, cada um, uma homenagem a uma edição limitada do Renault 4 original. Jogging - 1981 - Sixties em 1985, enquanto Parisienne, resultou de um colaboração com a revista ELLE em 1963.
 
Renault 4 de volta à vida


Baterias:
  • 52 kWh com um motor de 110 kW, para uma autonomia WLTP de até 400 km que usa a tecnologia NMC (Níquel Manganês Cobalto com quatro módulos num invólucro.
  • 40 kW (120 cv / 225 Nm com alcance WLTP superior a 300 km

Componente tecnologia
  • Active Driver Assist para sistema autonómo de nível 2
  • 26 auxiliares de condução e o My Safety Switch.
  • Novo sistema de travagem dinâmica que combina travagem e ESP no mesmo módulo para reduzir pela metade o tempo de reação.
  • Fireman Access
  • Safety Score
  • Safety Coach
  • Serviços conectados do Google,
  • Avatar Reno, um novo companheiro diário que trabalha” com o chatbot de inteligência artificial ChatGPT para ajudar os clientes a entender os aspectos relacionados com as funções elétricas.
  • Carregador bidirecional de 11 kW CA compatível com as tecnologias V2L (veículo para carga) e V2G (veículo para rede).

Sustentabilidade
  • Elétrico, fabricado na Europa
  • 75% dos fornecedores estão localizados num raio de 300 km do complexo ElectriCity. (incentivo à produção local, enquanto ajuda a garantir empregos e reduzir a pegada ambiental)
  • Veículo montado em Maubeuge, motor fabricado em Cléon e bateria em Ruitz (tudo a 300kms da fabrica EletriCity na região de Hauts-de-France,
  • Baterias produzidas na gigafábrica de Douai, por meio da parceria com a AESC a partir de março de 2025.
  • Taxa de reciclabilidade de 88,6%
  • 26,4% de materiais provenientes da economia circular , incluindo metal, vidro e 41 kg de polímeros reciclados encontrados, por exemplo, sob as portas, no tecido do teto, bem como nos tapetes internos e do porta bagagens.
  • Tecido dos bancos dos níveis de acabamento Techno e Iconic com até 100% de fibras recicladas de garrafas plásticas .



JORGE FARROMBA jorgefarromba@gmail.com, 17/10/2024
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