Prémios Luso-Franceses 2024 promovem trocas comerciais e investimento Investimento de empresas francesas em Portugal continua a crescer
Os investimentos franceses em Portugal atingiram no ano passado o valor de 4 mil milhões de euros, representando um crescimento de 15% face ao ano anterior.
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) acaba de celebrar as 30ª edição dos Prémios Luso-Franceses. tendo reunido em Lisboa mais de 220 participantes, recebidos por Fabrice Lachize, Presidente da CCILF e Maria Carmona, administradora da CCILF.
O evento assinalou três décadas dedicadas ao fortalecimento das relações económicas entre a França e Portugal, premiando as empresas francesas e portuguesas que se destacam pelo desempenho e compromisso com a inovação e a sustentabilidade. A cerimónia foi presidida pela Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont
O evento contou com a presença de José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, e de Armindo Monteiro, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
Nesta edição especial de aniversário, a CCILF reafirmou a o seu compromisso em apoiar as empresas que promovem práticas responsáveis e inovadoras, ajudando a consolidar os laços entre França e Portugal. Este evento distingue as empresas que, pela sua inovação, sustentabilidade e impacto social, contribuem para o desenvolvimento de um futuro mais harmonioso para ambos os países.
Trocas comerciais
entre Portugal e França com saldo positivo
As relações comerciais entre Portugal e França têm evoluído de forma consistente ao longo das últimas décadas. Os fluxos de mercadorias entre Portugal e França intensificaram-se, especialmente após a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia em 1986. França é atualmente um dos principais parceiros comerciais de Portugal, destacando-se nas exportações e importações, e a relação comercial entre os dois países reflete o equilíbrio entre sectores tradicionais e modernos.
As exportações portuguesas para França abrangem produtos como máquinas, têxteis, calçado, e vinhos, sendo o país um importante consumidor dos produtos agrícolas e industriais portugueses. Por outro lado, as importações de França incluem veículos, equipamentos tecnológicos, químicos e bens alimentares, o que demonstra a complementaridade entre as economias. A estabilidade das trocas comerciais entre os dois países é também suportada pela partilha de políticas comerciais e regulatórias europeias, o que minimiza barreiras e facilita o comércio.
EMPRESAS VENCEDORAS DOS TROFÉUS LUSO FRANCESES 2024
EMPRESAS VENCEDORAS DOS TROFÉUS LUSO FRANCESES 2024
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários