BCE admite redução das taxas de juro em breve;

BCE admite redução das taxas de juro em breve
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), admite que as taxas de juro poderão ser reduzidas em breve, desde que não aconteçam surpresas inesperadas. Considera que se está a caminhar para um momento em que será possível moderar a política monetária restritiva. 
 
Os analistas acreditam que a primeira descida poderá acontecer já no próximo mês de junho, dependendo ainda da evolução da inflação e da ausência de choques adicionais. Lagarde está otimista, mas não deixa de afirmar que a trajetória para alcançar a meta de 2% de inflação continua a ser acidentada. No entanto, os dados mais recentes traduzem algum otimismo, esperando-se que assim continuem. De facto, a desinflação está a evoluir de acordo com as expetativas do BCE. Entretanto, está a ser dada uma especial atenção aos preços do petróleo. 
A energia e os alimentos obrigam a uma vigilância contínua. A linguagem que está a ser adotada pelo BCE leva a pensar que em breve se poderá entrar num ciclo de descida das taxas de juro. 
18/04/2024
Partilhar
Comentários 0