A efetividade das estratégias publicitárias nas empresas familiares;

Reflexões sobre Empresas Familiares
A efetividade das estratégias publicitárias nas empresas familiares
As empresas familiares, tal como qualquer outra organização, tem de se dar a conhecer e aos seus produtos, para conseguir competir no mercado concorrencial. Os últimos artigos devem ter ajudado a compreender que a importância da comunicação é tal que necessita de ser devidamente ponderada e planeada.
A grande diversidade, complexidade e custos de fazer chegar uma mensagem adequada aos destinatários corretos implicam que uma empresa necessite de analisar adequadamente quais os meios mais ajustados aos seus objetivos.
Uma dessas vias, provavelmente a mais conhecida de todos, é a publicidade ,que, de uma forma genérica, podemos defini-la como um meio de difusão de uma ideia, para um determinado público-alvo, como contrapartida de um determinado valor monetário.
As combinações possíveis de “mensagem - público alvo - meio de comunicação - custo” colocam qualquer entidade perante uma panóplia de cenários que tem de ser devidamente escalpelizados. E como os recursos são sempre escassos, uma empresa deve conjugar as suas disponibilidades financeiras com o potencial de captação de negócio num determinado período de tempo.
Assim, entre muitas possibilidades, podemos ter publicidade que, se for assertiva, pode permitir:
• Faturar de imediato: “telefone já, encomende, pague e em 48h receberá …”
• dar a conhecer um produto e suas caraterísticas: “conhece o novo sabonete anti …”
• informar o que outros estão a fazer: “já mais de 400.000 pessoas foram ver o filme …”
• apelar a sonhos: “os 10 lugares do globo que qualquer pessoa deve visitar …”
e assim alcançar (ou não), os objetivos propostos.



A Douro Azul, empresa que atua na área do turismo muito suportado no meio náutico e, em especial, no rio Douro, adquiriu a Inglaterra, em 2012, o barco Spirit of Chartwell, utilizado durante as comemorações do Jubileu da Rainha Isabel II.
Esta emblemática embarcação oferece aos passageiros uma experiência digna da sua herança real. Trata-se uma barcaça com capacidade para 30 passageiros, mas onde o luxo é definido em cada detalhe. A bordo do Spirit of Chartwell os passageiros poderão desfrutar de um programa personalizado e pensado para que cada passageiro sinta e apreenda o melhor que há do Douro, das tradições, cultura e gastronomia.
Esta aquisição foi, ela mesma e pela sua simbologia, alvo de cobertura noticiosa em todos os meios de comunicação nacionais e internacionais. Que excelente forma de dar a conhecer uma empresa familiar portuguesa.

Temas para reflexão:
• Qual a nossa estratégia de publicidade?
• Tem alcançado os objetivos previstos?       
• As mensagens deveriam focar que somos uma empresa familiar?

António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.es
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   www.efconsulting.pt
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