Crónicas do autor:

NOTA DE FECHO

Esparta, Roma, Euclides e a Imigração

Esparta e a república romana partilharam muitas características. A começar pelas instituições. Dois regentes (reis em Esparta e cônsules em Roma); vários magistrados com poderes suficientemente relevantes para interferirem no poder daqueles (éforos ...

Factfulness

Nos países pobres que % das meninas termina o ensino primário? 20%, 40% ou 60%?
NOTA DE FECHO

Fantasias

As universidades estão cheias de cursos sobre liderança. Liderança e globalização. Liderança e gestão da mudança. Liderança no século 21. Ou (nas mais modestas) simplesmente… liderança.

O cerne da questão

O PIB per capita português é 72% da média europeia. Isto é, se “pegarmos” nos gregos + italianos + espanhóis + por aí acima todos da UE-15 e eles ganharem 10, os portugueses ganham 7,2. Se ganharem 20, ganhamos 14,4.

O Fbi, J. Comey e a corrupção em Portugal

No ranking da transparência internacional, Portugal ocupa o 29º lugar, isto é, há 28 países mais transparentes que Portugal. O que dado que a UE só tem 27 países não deixa de ser significativo.

Perguntar não ofende (e sobretudo apenas de 15 em 15 dias)

Perguntar não ofende? Depende obviamente da pergunta. E de quem a faz. Porque há quem nos ofende só se disserem (ou pensarem) bem de nós. Mas as perguntas são sempre fundamentais. Porque é através delas que ficamos a saber o mundo em que os outros ...

FEAR (Trump in the White House)

O recém publicado livro de Bob Woodward (um dos jornalistas de Watergate), independentemente do seu interesse geral tem alguns momentos altos.

A Dra. Catarina (Martins) anda nua?

Há tempos tropecei numa entrevista em que a dra. Catarina Martins dizia que preferia ser operada por um médico que tivesse sido feliz, do que se tivesse esforçado muito na escola.

Tonalidades

Ao longo da minha vida, vi muita coisa. Contudo, nunca vi uma economia vermelha produzir riqueza. Só miséria. Vermelho muito escuro? Tem-se a Coreia do Norte ou Cuba. Os EUA (excepto na crise dos mísseis em 1962) nunca bloquearam a economia cubana, ...

Vamos à matemática?

O regresso de férias é momento oportuno para uma revisão do ponto de situação. Como estamos? Primeiro: Entre 35 países da OCDE em que lugar está a produtividade por hora portuguesa?

Páginas