Seat Ibiza 1.0 TSI 1 confortável, seguro e previsível;

Ensaio
Seat Ibiza 1.0 TSI 1 confortável, seguro e previsível
Conduzi-lo é um prazer!
Já não é a 1ª vez que ensaio um modelo com este motor e, portanto, a leitura que efetuo é que, sendo um 1.0, mesmo com turbo, tem menos disponibilidade a baixas rotações, até que o turbo entreem ação, sendo que no cômputo geral agrada bastante pelo que dele se consegue extrair. Existem depois algumas diferenças consoante o tipo de caixa de velocidades – manual ou automática (e as relações da mesma). Cada uma permite explorar o motor muito bem. Uma nota interessante para a caixa manual: precisa, curta e adaptada ao Ibiza.
Em termos estéticos, o Ibiza absorve muito do ADN da marca, não se distanciando dos seus irmãos de gama, numa estética muito consensual.
O amplo interior serve perfeitamente para 4 adultos viajarem com conforto – mesmo atrás.
Relativamente a itens como a ergonomia e a qualidade dos materiais, é difícil, ao dia de hoje, encontrarmos produtos menos bons. Distinguem-se os automóveis uns dos outros em pequenos (grandes) detalhes. E o Ibiza é um desses casos. Apresenta um painel de instrumentos totalmente digital, um tablier todo ele com plásticos moles (exceto nas zonas junto ao porta-luvas), com um ecrã central de boa leitura e usabilidade, mantendo alguns botões físicos – de facto, o ser humano custa a adaptar-se no automóvel a botões similares aos dos telemóveis. O sistema de AC é manual mas o carregamento do telemóvel é efetuado por indução. Os bancos são confortáveis e amplos, embora prefira sempre os mais desportivos, com maior apoio lateral.

E na estrada?

O motor 1.0 com 110 cv permite na cidade que este viva a mesma em total harmonia. Em estrada, o Ibiza é um honesto familiar, confortável, seguro e previsível.

O que o distingue? O ADN SEAT!

Este sente-se bem nos seus modelos, devido ao modo como cada automóvel é afinado. Sente-se na condução a precisão do conjunto e a eficácia do mesmo, no trinómio eficácia – comportamento – conforto com um bom trabalho efetuado ao nível das suspensões.
Possui quatro modos de condução que melhoram ainda mais a precisão e disponibilidade do conjunto, alterando detalhes, como por exemplo a direção e o mapa do motor: Eco; Normal, Sport, Individual
Em termos de consumo, consegui efetuar consumos de 4,4l  até um máximo de 6,4 l (em serra), o que, vejamos, são valores muito agradáveis num modelo que, com este nível de equipamento excellence – sistema Hill Hold, sistema isofix, sistema de monitorização de condução, aviso de ângulo morto, câmara estacionamento traseira, jantes em liga leve de 15 euros, cruise control, volante multifunções em pele, retrovisores aquecidos, sensores de estacionamento traseiros e sistema keyless –, se apresenta ao mercado com um valor de 21.000 euros.

Jorge KM Farromba (Jorgefarromba@gmail.com), 21/01/2022
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