Estratégia “Turismo 2035”;

Estratégia “Turismo 2035”
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Governo assumiram um verdadeiro desafio de elevada complexidade - iniciar o processo de elaboração da Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro.
 
Pedro Machado lançou a elaboração da Estratégia Turismo 2035 a um ritmo notável desde que o Conselho de Ministro decidiu a Medida e Ações em 4 de julho último. Quer dar resposta através da nova estratégia à multiplicidade de problemas que a indústria do turismo traz à sustentabilidade da economia.
A ambição é envolver o turismo com o desenvolvimento das comunidades locais, fazer com que elas o assumam como seu e sejam o seu principal embaixador. Todos sabemos que a sustentabilidade exige gerar valor acrescentado na atividade, mão de obra muito bem formada e paga. A concorrência internacional é feroz.
Além disso, os hotéis em Portugal estão fixos em poucas regiões, têm tradição de mão de obra para as respetivas necessidades e, ao mesmo tempo, acumulam serviços que atraem os visitantes, sol e praia, natureza, património histórico, elevado valor arquitetónico, regiões “cool” que atraem multidões sobretudo jovens para férias, para estudar e para viver.
O desafio é como tornar atraente este país para o turista que tem poder de compra. Não esquecer que 30% dos turistas são nacionais e o poder de compra é limitado. É preciso apostar mais no Interior de Portugal, o seu capital natural, ecossistemas, paisagens, água, produtos endógenos, práticas e ritos culturais típicos, a digitalização e acesso a redes de forma adequada, em quantidade de turistas e com sazonalidade mínima que fixe mão de obra bem remunerada, a qual, com as suas famílias a viver no local combata o despovoamento crónico destas Regiões.
Importa fixar o método, ouvir tudo e todos. Recentemente, arrancou em Lisboa um ciclo de conferências onde se debateram estas questões. Qual a melhor estratégia para gerar maior valor acrescentado e qual a melhor gestão para distribuir os turistas pelos territórios de Portugal, sacudindo o sufoco nos grandes destinos tradicionais.
Todos ganham com o turismo. Cabe ao Plano e aos políticos encontrar as soluções para aquilo que se começa a revelar ao longo dos anos, bom para todos porque injeta dinheiro na economia, no imobiliário, na gastronomia, serviços, alojamento, etc.
A solução vai ser boa porque a Estratégia Turismo 2035  está a ser desenvolvida em conjunto com vasto conjunto de parceiros públicos e privados da fileira turística, sem tabus quanto a temas e por todo o país, através de um Ciclo de Conferências subordinada ao tema “Construir o turismo do futuro”. 
 
José Martino, 10/10/2024
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