Portugal deve estar no centro do transporte marítimo
A Gare Marítima de Alcântara recebeu a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como “hosts” os portos de Lisboa e Setúbal. O encontro decorre até 10 de maio, tem como mote a descarbonização do setor e dos transportes marítimos e como grande objetivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística.
Na abertura da conferência, a secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, salientou a importância dos portos e do shipping na Economia Global e os desafios que a Indústria enfrenta, destacando que “estes são tempos de mudança e desafios à escala global: na digitalização e na luta contra as alterações climáticas, entre muitas outras. Também nesta área, os portos e o transporte marítimo são estruturas que desempenham um importante papel na economia global. E para esta transformação, o papel da inovação é fundamental, promovendo uma economia resiliente, mais competitiva, de maior valor e, acima de tudo, mais verde. A transição energética europeia e global para o transporte marítimo está na agenda e, no centro do debate desta semana, estará a descarbonização do transporte marítimo, e o caminho a seguir que este desafio enfrenta pelos seus diferentes intervenientes, sejam eles os governos nacionais, portos, terminais ou a comunidade marítima”.
No mesmo sentido, Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, abordou os desafios que os dois portos enfrentam, como as alterações climáticas, eficiência energética, energias renováveis, economia circular, inteligência artificial e relações porto-cidade.
Partilhar
Comentários 0
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários