Mercadona prevê investir em Portugal 280 milhões de euros;

Mercadona prevê investir em Portugal 280 milhões de euros
“Vamos continuar à procura de baixar os preços de custo, para baixar os preços de venda ao público, afirma Juan Roig, presidente da Mercadona.
A Mercadona está a comprar em Portugal para as suas lojas de Espanha e está a construir em Almeirim o seu segundo bloco logístico no nosso país e o maior de toda a cadeia. A estratégia do grupo é continuar a baixar os preços de custo para baixar os preços de venda ao público.
A Mercadona prevê investir 1100 milhões em 2023 para continuar a impulsionar o seu plano estratégico de transformação, sendo que, desse total, 280 milhões se destinam a Portugal, que se destinam à abertura de novas lojas e à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim.
Esses recursos serão utilizados principalmente para a abertura de novos supermercados e para a construção, reforma e ampliação dos seus blocos logísticos, de forma a continuar a reforçar a sua otimização, como é o caso de Almeirim (Santarém), onde se está a construir aquele que será o segundo bloco logístico da Mercadona em Portugal e o maior de toda a cadeia. Para tudo isto, a empresa vai criar mais de mil empregos estáveis ​​e de qualidade em 2023, entre Portugal e Espanha.
Juan Roig, presidente da Mercadona, afirmou que, no decorrer do mês de março, “descemos o preço de mais de 157 produtos e vamos continuar à procura de baixar os preços de custo, para baixar os preços de venda ao público no carrinho de compras e que ‘O Chefe’ faça a sua compra total ao menor custo possível, sem afetar a qualidade e garantindo a rentabilidade de todos os elos da cadeia”.

Compras em Portugal para Espanha
A Mercadona aumentou as suas vendas consolidadas em superfície constante em 11% em 2022, para os 31 041 milhões de euros. Deste total, 30 304 milhões correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes 737 milhões de euros são relativos à faturação em Portugal, onde conta já com 39 lojas.
Em Portugal, o Grupo Mercado registou em 2022 vendas de 737 milhões de euros e compras de 789 milhões de euros. Segundo explicou à “Vida Económica” fonte da empresa, esta diferença deve-se ao facto “da Mercadona comprar também em Portugal para as lojas de Espanha”.

Mercadona duplica o investimento em Portugal
Com a abertura de mais dez lojas em 2022, alcançando as 39 no país, a Mercadona atingiu um volume de vendas de 737 milhões de euros e contribuiu com 93 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, com sede em Vila Nova de Gaia.
Finalizou ainda o ano com uma equipa de 3500 colaboradores e um investimento de 140 milhões de euros no país. Ao longo do ano, a Mercadona doou 1900 toneladas de bens essenciais a mais de 70 entidades de cariz social nos distritos onde está presente.
Para continuar a impulsionar o seu plano de expansão em Portugal, a empresa prevê investir ao longo deste ano 280 milhões de euros, que se destinam à abertura de novas lojas e à construção do futuro Bloco Logístico de Almeirim.

Contribuição tributária histórica
As contribuições fiscais da Mercadona em Portugal e em Espanha foram históricas: 2263 milhões de euros, mais 12% do que em 2021. Ao analisar detalhadamente esta contribuição, destaca-se o IVA, que cresceu para 418 milhões de euros, mais 26%; ou o IRS dos colaboradores, correspondente a 443 milhões de euros, mais 12%.
Além disso, a empresa aumentou a sua contribuição direta em 13%, para os 390 milhões de euros; e pagou um total de 240 milhões de euros Imposto de Sociedades e IRC, mais 22%. Da mesma forma, pioneira na sua política de partilha dos lucros gerados com os colaboradores, distribuiu um total de 405 milhões de euros com toda a sua equipa, mais 8% do que no ano anterior.

17/03/2023
Partilhar
Comentários 0