Nissan Ariya: um SUV elétrico atrativo;

Ensaio
Nissan Ariya: um SUV elétrico atrativo
A Nissan foi a primeira marca mundial a fazer uma aposta forte na mobilidade elétrica com o lançamento do Leaf em 2010. Já la vão 13 anos. O Nissan Leaf foi o primeiro automóvel elétrico de grande produção. Com o Ariya, a Nissan aposta no segmento dos SUV elétricos familiares, competindo com outros modelos presentes no mercado. Os pontos fortes são as dimensões generosas com 4,60m de comprimentos, o espaço interior e o tamanho da mala.

Com preços a partir de J 56 700 o Nissan Ariya tem duas versões de bateria com 63 Kwh e 87 Kwh, com autonomia WLTP  de 403 km e 533 km, respetivamente, com duas rodas motrizes. Se a opção for as versões de tração integral a autonomia baixa cerca de 6%. A autonomia é ligeiramente inferior à do VW ID.4 e do Kia EV6. A diferença não se deve à capacidade da bateria, mas sim ao consumo que é superior aos seus concorrentes.
O Nissan Ariya destaca-se pelo equipamento muito completo, a estética exterior e interior, a qualidade dos materiais e acabamentos, e o ambiente interior que se situa a um nível semelhante ao BMW iX.
Em estrada, o Nissan Ariya tem um comportamento estável e elegante, apesar do peso próximo das duas toneladas. A potência do motor elétrico é transmitida de forma progressiva e neutra. A capacidade de aceleração está sempre presente. O Ariya acelera de 0 a 100 km em 7,5 segundos ma versão ensaiada. Na versão e-4orce a potência aumenta para 233 cavalos e o arranque de 0 a 100 km é feito em 5,7 segundos. O conforto nunca é comprometido apesar da suspensão firme que garante a direção precisa e a estabilidade na travagem.
 
Autonomia real acima dos 355 km
 
Em termos de consumo, fizemos um teste em estrada num percurso de 120km com trânsito fluido tendo registado um consumo de 16,7Khw, que aponta para uma autonomia real de 377km.
Em autoestrada a uma velocidade constante de 130km medimos um consumo de 24,6kwh, que possibilita uma autonomia real de 256km.
Se o carregamento for feito em casa ou na empresa com o preço da energia entre J0,10 e J0,20 Kwh em tarifa noturna ou diurna, o custo de “combustível” por 100 km pode ser apenas J1,70, ou seja, praticamente o preço de um litro de gasolina ou gasóleo.
Se o carregamento for feito nos postos públicos os preços de energia são mais elevados, podendo atingir 4 ou 5 vezes a tarifa aplicada no consumo doméstico ou empresarial. Neste caso, o preço da energia aproxima-se do custo equivalente ao dos combustíveis fósseis.
A vantagem dos postos públicos está velocidade superior de carregamento. O Nissan Ariya aceita velocidades de carregamento até 130kwh, o que permite repor a carga a um ritmo superior a 500 quilómetros por hora nos carregadores ultrarrápidos.
 
Vantagens fiscais
 

À semelhança do que acontece com a generalidade dos elétricos, o Nissan Ariya apresenta várias vantagens fiscais que se tornam particularmente atrativas em utilização profissional.
Para os particulares, o SUV da Nissan beneficia da isenção de ISV e de IUC.
Para os profissionais e empresas, além da isenção de de ISV e IUC, o Ariya tem IVA dedutível e está isento de Tributação Autónoma. Somando o efeito das várias vantagens fiscais o custo efetivo de compra e utilização é reduzido a metade em comparação com um automóvel com motor térmico e um preço de venda semelhante.

Susana Almeida, 13/04/2023
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