Já pensou em consolidar créditos ou ainda não conhece esta solução?;

Já pensou em consolidar créditos ou ainda não conhece esta solução?
(Zaozaa09/ Freepik)
Quem vê as prestações dos créditos contraídos corroerem o nosso orçamento mensal, sabemos que é chegada a altura de tomar uma decisão: continuar a fazer um esforço desumano para continuar a pagar todos os créditos ou consolidar créditos.
Quando os créditos se acumulam fazendo com a taxa de esforço (Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) ultrapasse os 50%, percentagem que o Banco de Portugal define como sustentável, o risco de incumprimento aumenta levando milhares de portugueses a procurarem uma alternativa que não inclua onerar o corpo e a mente.
Essa solução chama-se crédito consolidado. Saiba a partir de agora porquê.

Crédito Consolidado: a solução de poupança em tempos de inflação

Na prática, o crédito consolidado é uma solução financeira que consiste em fazer um novo crédito para liquidar um ou mais créditos que o consumidor tenha entre mãos.
Traduzido, isto significa que, ao fazer um crédito consolidado, estará a financiar-se numa instituição financeira que liquidará por si os créditos que tem junto de outras instituições e que, simultaneamente, também lhe dará acesso a um financiamento extra para qualquer necessidade urgente ou aforro.
É por isto que, normalmente, se chama a um crédito consolidado “juntar os créditos todos num só”.
Assim, para além de ficar com apenas um crédito, uma mensalidade com menor taxa de juro e ver aumentar o prazo de reembolso junto de apenas uma instituição financeira, o crédito consolidado permite ainda que estabeleça uma data limite para pagar a dívida correspondente aos seus cartões de crédito.
Como se percebe, a sua gestão financeira fica, desta forma, mais facilitada, podendo, igualmente, obter um financiamento extra para um gasto extraordinário ou para um investimento.
O crédito consolidado pode juntar diversos tipos de crédito, mas os mais comuns são os créditos pessoais, clássicos ou de cartões de crédito.

Como se processa a consolidação de créditos?

Esqueça as filas e as negociações intermináveis com o seu gestor de conta, com o digital, pedir uma consolidação de créditos tornou-se significativamente mais simples e rápido.
Para melhor perceber como isso se processa, tomemos como exemplo a proposta de crédito consolidado do UNIBANCO. Basta uma simples pesquisa no browser de um PC ou smartphone por “crédito consolidado” para facilmente encontrar o site do UNIBANCO ou a página de crédito consolidado da instituição.
Assim que clica no link, vai deparar-se com um simulador de crédito consolidado que lhe vai permitir calcular o valor de mensalidade para valores de empréstimo que vão dos 5 mil aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses.
Caso a proposta lhe agrade, só terá que clicar em “Peça Já” e será reencaminhado para um formulário online que deverá preencher.
Após a submissão online do pedido de crédito, esta marca pertencente à Instituição Financeira de Crédito UNICRE, irá proceder à análise do seu perfil financeiro e da viabilidade do crédito. Uma vez aprovado, será procedida à liquidação dos créditos por parte do UNIBANCO e, caso tenha pedido um financiamento extra, o dinheiro enviado para a sua conta.
Apesar dos critérios de aprovação e os documentos solicitados serem semelhantes a outro tipo de créditos, o cálculo da taxa de esforço não tem em consideração a prestação dos créditos que tem em vigor mas, antes, o valor da prestação do novo crédito.
Nota: não é obrigado a fazer a consolidação de crédito directamente com o seu banco. Pode pedir uma consolidação de créditos na instituição financeira que lhe ofereça as melhores condições, uma vez que toda a burocracia respeitante aos pagamentos dos créditos que tem em dívida passam a ser da responsabilidade da entidade onde faz o crédito consolidado.
Depois de realizada a simulação, preenchido e submetido o formulário e assinado o contrato, créditos consolidados como o do UNIBANCO irão proceder ao pagamento, individual, de cada um dos seus créditos passando a ser o seu único credor.
De referir que o valor de mensalidade que consta do contrato de crédito consolidado mantém-se o mesmo durante o período de vigência do mesmo.
Susana Almeida, 17/08/2022
Partilhar
Comentários 0