AT deveria abrir canais mais diretos com os contabilistas certificados;

Isabel Caetano, sócia-gerente da ADICS, defende
AT deveria abrir canais mais diretos com os contabilistas certificados
“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) deveria proporcionar canais mais diretos e abertos no contacto com os contabilistas certificados. O mesmo deveria acontecer relativamente à Segurança Social. Há toda uma série de entraves que não deveriam existir por parte destas duas entidades, no sentido de tornar o trabalho dos profissionais mais eficaz” – referiu à “Vida Económica” Isabel Caetano, sócia-gerente da ADICS – Agência Documentadora Ideal Castanheira da Serra, gabinete de contabilidade. 
Na perspetiva de Isabel Caetano, a AT e a Segurança Social funcionam mal, não havendo proximidade relativamente ao contribuinte e ao contabilista, em particular. Colocam-se toda uma série de entraves que não fazem qualquer sentido e que coloca em causa a eficácia dos contactos. Mesmo ao nível informático ainda se verificam dificuldades de vários tipos. “Por exemplo, deveria existir uma linha telefónica exclusiva para os contabilistas. Para além disso, deveria existir um maior apoio aos contribuintes, em geral. Também deveria haver um portal diferente para os dois tipos de público”, adiantou a contabilista certificada. Ou seja, a AT deveria ser mais sensível aos problemas dos contribuintes. 
A ADICS dedica-se a contabilidade geral e analítica, à entrega de declarações fiscais e obrigatórias, dá apoio na área da gestão e faz a gestão de recursos humanos/processamento de salários, bem como consultoria fiscal. A empresa trabalha sobretudo com clientes das áreas dos táxis e da construção. Uma das preocupações é acompanhar o empresário em termos de gestão. Por outro lado, há uma elevada fidelização dos clientes, o que permite garantir a necessária liquidez do gabinete. A maior dificuldade que se coloca prende-se com o facto de nem sempre a documentação chegar a tempo e horas. 
Susana Almeida, 03/10/2024
Partilhar
Comentários 0