Cidades e indústrias circulares em análise em Serralves
Tanya Jimenez, Senior Cities Strategist da Circle Economy, e Rafael Campos Pereira, vice-presidente da Direção e do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, são os “keynot speakers” na Conferência ASWP/Serralves 2024 “Regenerar o Futuro: Estratégias para Cidades e Indústrias Circulares”, que se realiza no próximo dia 26 de novembro, a partir das 14 horas, no Auditório do Museu de Serralves (Porto), organizada pela Associação Smart Waste Portugal (ASWP) em parceria com a Fundação de Serralves (FS).
Este encontro vai abordar a importância da Regeneração, princípio fundamental da Economia Circular, reunindo especialistas para discutir os desafios e, sobretudo, as soluções que já existem, e como podem estas ser escaladas, no âmbito das cidades e das indústrias.
São muitos os desafios que reforçam a necessidade de descarbonizar as cidades e as indústrias, tornando-as cada vez mais circulares.
A transição de uma economia linear para uma economia circular pressupõe que a extração de recursos dê lugar à sua regeneração e à construção de capital natural. As estratégias regenerativas representam, assim, um papel essencial para que seja possível manter os materiais e produtos em uso durante o máximo tempo possível na economia, reduzir o desperdício e devolver os recursos ao solo, preservando a biodiversidade.