O desenvolvimento da aviação na Moldova
Sergiu Spoilă assumiu recentemente o cargo de diretor interino do Aeroporto Internacional de Chișinău, assumindo todos os projetos que tinham sido iniciados anteriormente e comprometeu-se a continuar e a melhorar. Até fevereiro de 2024, ocupou o cargo de chefe do departamento administrativo da empresa.
O Aeroporto Internacional de Chișinău está sob a gestão do Estado desde março do ano passado, na sequência de vários litígios em tribunais nacionais e internacionais. Tinha sido concessionado em 2013 a uma empresa alegadamente afiliada ao oligarca fugitivo Ilan Şor. As autoridades moldavas pediram a rescisão do contrato com o argumento de que a Avia Invest teria acumulado atrasos em termos de investimentos, que tinha assumido no contrato de concessão, de mais de 66 milhões de euros.
Sergiu Spoilă, nascido a 1 de outubro de 1986, na cidade de Florești, República da Moldava, licenciado em Direito, trabalhou como advogado durante um longo período, sendo membro da Ordem dos Advogados da República da Moldava e dum Gabinete de Advogados Associados, prestando assistência jurídica em processos penais e civis.
Assumiu a direção do aeroporto da capital numa conjuntura de grande expansão. Em 2023 o Aeroporto de Chișinău atingiu uma fase em que os esforços da empresa se concentraram na evolução de um desenvolvimento sustentável que traz valor a longo prazo, promovendo um equilíbrio entre as necessidades dos passageiros e do pessoal do aeroporto em condições seguras e protegidas, desenvolvendo a infraestrutura aeroportuária e enfatizando a experiência positiva dos passageiros no aeroporto.
As prioridades da empresa centraram-se na colaboração com operadores aéreos para operar voos para o maior número possível de destinos na Europa e no resto do mundo, a fim de diversificar as opções de viagem de e para a Moldava, na gestão eficiente da atividade, na modernização e no desenvolvimento de infraestruturas, incluindo a reabilitação de uma pista, no desenvolvimento da cooperação com organismos nacionais e internacionais de transporte aéreo, bem como com outras instituições e associações no domínio da atividade aeroportuária.
Atualmente, 20 companhias aéreas, como a Austrian Airlines, Turkish Airlines, LOT, a companhia aérea de bandeira polaca, Tarom, a companhia aérea de bandeira romena, FLYONE, uma companhia aérea privada de baixo custo com sede em Chișinău, HiSky, estabelecida em 2020 na Moldava e uma das principais companhias aéreas da região, GEORGIAN WINGS, fundada em 2017 na Geórgia, WIZZ AIR, uma transportadora húngara de ultra baixo custo, Air Montenegro, AZAL e Aegean Airlines, entre outras, estão a operar voos regulares e charter do Aeroporto Internacional de Chișinău para 40 destinos em todo o mundo, entre os quais Munique, Podgorica, Dubai, Bacu, Tirana, Atenas, Valência, Sri Lanka, Roma, Milão e Londres. .
Para o verão de 2024, estão planeadas 26 companhias aéreas e 49 destinos.
O Aeroporto de Chișinău terminou 2023 com um tráfego total de mais de 2,8 milhões de passageiros, 104,5% acima do planeado. O número de movimentos de aeronaves foi de 24.947. A carga transportada foi de 2.652,6 toneladas (em volume) e o correio de 628,7 toneladas (em volume)..
Fluxo de passageiros por destino em fevereiro de 2024
Outro momento importante para o aeroporto de Chișinău foi a mudança do código IATA de KIV para RMO, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Com esta alteração, foi lançado um novo capítulo do nome do aeroporto relacionado com o nome do país, e não com a grafia soviética do nome da capital do país (Kishinyov).
Em 23 de junho de 2022, o Conselho Europeu reconheceu a perspetiva europeia da República da Moldava e decidiu conceder-lhe o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia. Assim, “a fim de nos alinharmos com as normas europeias, estamos a trabalhar em muitos processos para serem melhorados, para que o Aeroporto Internacional de Chișinău possa alinhar-se com as normas europeias”, refere Sergiu Spoilă, que “espera que, desta forma, tenhamos também a oportunidade de participar nos projetos internacionais”.
Os planos para este ano são as prioridades da empresa centradas na colaboração com os operadores aéreos para operar voos para o maior número possível de destinos na Europa e no resto do mundo, a fim de diversificar as opções de viagem no aeroporto, gestão eficiente da atividade, modernização e desenvolvimento de infraestruturas, desenvolvimento da cooperação com organismos nacionais e internacionais de transporte aéreo, bem como outras instituições e associações no domínio da atividade aeroportuária.
Os principais objetivos para o ano em curso são a modernização do sistema de aterragem por instrumentos de CAT II para CAT III; a expansão do aeroporto através da reconstrução do antigo edifício do terminal que não está a funcionar neste momento; a entrada em funcionamento de um parque de estacionamento adicional; e a modernização das redes elétricas estratégicas.
Sergiu Spoilă, nascido a 1 de outubro de 1986, na cidade de Florești, República da Moldava, licenciado em Direito, trabalhou como advogado durante um longo período, sendo membro da Ordem dos Advogados da República da Moldava e dum Gabinete de Advogados Associados, prestando assistência jurídica em processos penais e civis.
Assumiu a direção do aeroporto da capital numa conjuntura de grande expansão. Em 2023 o Aeroporto de Chișinău atingiu uma fase em que os esforços da empresa se concentraram na evolução de um desenvolvimento sustentável que traz valor a longo prazo, promovendo um equilíbrio entre as necessidades dos passageiros e do pessoal do aeroporto em condições seguras e protegidas, desenvolvendo a infraestrutura aeroportuária e enfatizando a experiência positiva dos passageiros no aeroporto.
As prioridades da empresa centraram-se na colaboração com operadores aéreos para operar voos para o maior número possível de destinos na Europa e no resto do mundo, a fim de diversificar as opções de viagem de e para a Moldava, na gestão eficiente da atividade, na modernização e no desenvolvimento de infraestruturas, incluindo a reabilitação de uma pista, no desenvolvimento da cooperação com organismos nacionais e internacionais de transporte aéreo, bem como com outras instituições e associações no domínio da atividade aeroportuária.
Atualmente, 20 companhias aéreas, como a Austrian Airlines, Turkish Airlines, LOT, a companhia aérea de bandeira polaca, Tarom, a companhia aérea de bandeira romena, FLYONE, uma companhia aérea privada de baixo custo com sede em Chișinău, HiSky, estabelecida em 2020 na Moldava e uma das principais companhias aéreas da região, GEORGIAN WINGS, fundada em 2017 na Geórgia, WIZZ AIR, uma transportadora húngara de ultra baixo custo, Air Montenegro, AZAL e Aegean Airlines, entre outras, estão a operar voos regulares e charter do Aeroporto Internacional de Chișinău para 40 destinos em todo o mundo, entre os quais Munique, Podgorica, Dubai, Bacu, Tirana, Atenas, Valência, Sri Lanka, Roma, Milão e Londres. .
Para o verão de 2024, estão planeadas 26 companhias aéreas e 49 destinos.
O Aeroporto de Chișinău terminou 2023 com um tráfego total de mais de 2,8 milhões de passageiros, 104,5% acima do planeado. O número de movimentos de aeronaves foi de 24.947. A carga transportada foi de 2.652,6 toneladas (em volume) e o correio de 628,7 toneladas (em volume)..
Fluxo de passageiros por destino em fevereiro de 2024
Outro momento importante para o aeroporto de Chișinău foi a mudança do código IATA de KIV para RMO, que entrou em vigor em janeiro deste ano. Com esta alteração, foi lançado um novo capítulo do nome do aeroporto relacionado com o nome do país, e não com a grafia soviética do nome da capital do país (Kishinyov).
Em 23 de junho de 2022, o Conselho Europeu reconheceu a perspetiva europeia da República da Moldava e decidiu conceder-lhe o estatuto de país candidato à adesão à União Europeia. Assim, “a fim de nos alinharmos com as normas europeias, estamos a trabalhar em muitos processos para serem melhorados, para que o Aeroporto Internacional de Chișinău possa alinhar-se com as normas europeias”, refere Sergiu Spoilă, que “espera que, desta forma, tenhamos também a oportunidade de participar nos projetos internacionais”.
Os planos para este ano são as prioridades da empresa centradas na colaboração com os operadores aéreos para operar voos para o maior número possível de destinos na Europa e no resto do mundo, a fim de diversificar as opções de viagem no aeroporto, gestão eficiente da atividade, modernização e desenvolvimento de infraestruturas, desenvolvimento da cooperação com organismos nacionais e internacionais de transporte aéreo, bem como outras instituições e associações no domínio da atividade aeroportuária.
Os principais objetivos para o ano em curso são a modernização do sistema de aterragem por instrumentos de CAT II para CAT III; a expansão do aeroporto através da reconstrução do antigo edifício do terminal que não está a funcionar neste momento; a entrada em funcionamento de um parque de estacionamento adicional; e a modernização das redes elétricas estratégicas.