As empresas familiares da área do Alto Minho
![](http://boletimdocontribuinte.pt/sites/all/files/images/main/25380/casa_da_senra_e_abrigueiros.png)
O Alto Minho agrega uma grande parte das terras delimitadas pelos rios Lima e Minho, fazendo fronteira com a vizinha Galiza. A montanhosa geografia do terreno – que dispõe de muito granito, manchas verdes de difícil acesso e parcelas cultiváveis de reduzida dimensão –, muito contribui para a tipificação dos negócios que se desenvolvem na sua área: produtos frescos e vinhos, produção e tratamento de pedra, turismo e comércio com a vizinha Espanha.
![](/sites/all/files/u25380/art_328_empresas_familiares_alto_minho.png)
- Viana do Castelo agrega mais de um terço do número de negócios (cerca de 35%);
- Os 4 concelhos com menor representatividade (Melgaço, Paredes de Coura, Vila N. de Cerveira e Ponte da Barca) possuem menos empresas que o 2º (Ponte de Lima com 20%);
- Os 4 restantes concelhos (Arcos de Valdevez, Monção, Caminha e Valença) possuem um número idêntico de sociedades (8%).
Esta diversidade distributiva, associada às caraterísticas geográficas referidas, não facilitaram o surgimento de empresas de grandes dimensões; contudo, as excelentes acessibilidades e a capacidade de iniciativa dos empresários familiares, levaram a que muitos dos negócios se tenham reinventado, tornado competitivos e internacionalizado.
![](/sites/all/files/u25380/casa_da_senra.jpg)
Uma parte dessas terras é a atual Quinta dos Abrigueiros.
É nesta quinta, situada no vale do rio Lima, entre as vilas Ponte de Lima e Arcos de Valdevez, que a 10ª geração, liderada por Paulo Castro Damásio, produz o vinho Casa da Senra.
A vinha ocupa cerca de 12 hectares, estando distribuída em socalcos numa meia encosta e suportando-se na principal casta autóctone da sub-região – Loureiro.
A produção tem vindo a aumentar ao longo dos anos, recorrendo a adega própria, onde se procura realçar a frescura e aroma das massas vínicas e obter um vinho de aroma frutado e de sabor fresco típico da casta.
A casa em granito remonta ao século XVIII, com as suas salas e quartos em tetos de maceira, pintados nos tons de verde e amarelo dourado das folhas e uvas Loureiro, e está dedicada a enoturismo.
Temas para reflexão:
|
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
@empresasfamiliaresdesucesso
Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt