Principais meios de comunicação com a Família Empresária
Manter a família empresária bem informada, deve ser uma preocupação de todas as empresas familiares.
É muito comum pensar-se que, por existirem pessoas da família a trabalhar no negócio familiar, toda a família está a par do que se passa com o negócio. No entanto, esta ideia normalmente não corresponde à realidade.
É muito comum pensar-se que, por existirem pessoas da família a trabalhar no negócio familiar, toda a família está a par do que se passa com o negócio. No entanto, esta ideia normalmente não corresponde à realidade.
As pessoas que trabalham na empresa esquecem-se que, por um lado, ao desempenharem distintas funções é natural que não tenham tempo nem informação adequada sobre o que se passa noutras áreas e, por outro, que os familiares afastados do dia a dia não tem acesso a informação da empresa e necessitam de conhecer o essencial da mesma.
Neste contexto é relevante que exista uma política de partilha de informação com a família, em especial quanto a:
No entanto, sendo a família empresária composta por muitas dezenas de membros, “existe um um conselho de família, composto por seis pessoas (uma de cada ramo), que se reúne duas vezes por ano com todo o clã“ (Fonte: Engº António Guedes, revista Exame, nº 312)
Neste contexto é relevante que exista uma política de partilha de informação com a família, em especial quanto a:
- Situação do negócio, financeira e dividendos: indica as possibilidades de distribuição de dividendos ou potenciais necessidades de solicitação de recursos;
- Estratégias de comunicação, notícias e presença nos media: prioridade e conhecimento atempado, para percecionar, identificar e poder corresponder aos naturais comentários dos seus contextos particulares;
- Oportunidades de trabalho e gestão dos familiares na empresa: dá a conhecer e coloca em igualdade de circunstâncias potenciais interessados a se candidatar.
- As reuniões familiares formais – com especial destaque para os assuntos relacionados com os dividendos, situação financeira e do negócio;
- As newsletters em papel ou digital ou email – presença e notícias nos media e estratégias de comunicação;
- É direto e interativo: permite uma melhor e mais fácil apresentação e perceção da informação, com possibilidade de interação explicativa e assim evitando-se mal entendidos;
- É o mais amplo e democrata: todos têm acesso ao mesmo tempo e nos mesmos moldes,
- É um enorme instrumento formação e de coesão familiar.
No entanto, sendo a família empresária composta por muitas dezenas de membros, “existe um um conselho de família, composto por seis pessoas (uma de cada ramo), que se reúne duas vezes por ano com todo o clã“ (Fonte: Engº António Guedes, revista Exame, nº 312)
Temas para reflexão:
- Quais os temas que os familiares deveriam conhecer sobre o nosso negócio?
- Existem canais adequados de passagem da informação essencial do negócio aos membros da família?
- Como se pode melhorar a interação comunicacional empresa família alargada?
António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Porto http://www.efconsulting.pt