VidaEconomica
Publicado em VidaEconomica (http://boletimdocontribuinte.pt)

Início > Ser Empresa Familiar influencia nas oportunidades de negócio

REFLEXÕES SOBRE EMPRESAS FAMILIARES

Ser Empresa Familiar influencia nas oportunidades de negócio

Desenvolver uma atividade negocial normalmente implica duas grandes plataformas de negócio:
  • a que se desenvolve com os fornecedores;
  • a do cliente e responsável pela continuidade futura de todos.
O estudo da Atrevia (Os valores e a comunicação na empresa familiar) desejou analisar se a caraterística de uma empresa ser familiar tinha impacto na geração de oportunidades de negócio. Os resultados foram concludentes:
  • 72,5% acham que possui um impacto positivo;
  • Somente 5% consideram que essa influencia pode ser negativa;
  • 22,5% manifestam não saber qual o impacto produzido.
Este último resultado poderá ser encarado como uma oportunidade para os intervenientes comunicarem de forma mais assertiva a sua caraterística de serem empresas familiares e de que tal será vantajoso para todos.
Recorrendo a tempos idos, era caraterístico que, por vezes, as relações entre fornecedores e clientes fossem geradoras de laços matrimoniais entre pessoas das respetivas famílias, o que poderia potenciar ou solidificar ainda mais as relações profissionais.

O Continente é uma das marcas da grande distribuição controlada pela família Azevedo. Existindo uma imagem dos hipermercados como sendo grandes espaços despersonalizados, mas onde se adquirem muitos dos produtos alimentares que consumimos e com os quais possuímos uma redobrada e natural atenção, é natural que exista um redobrado cuidado com estas categorias de alimentos.
Em 1998 decidiu criar o Clube de Produtores do Continente, como forma de assegurar um fornecimento constante de bons produtos de origem alimentar. Ao consultar o site deste clube de fornecedores do Continente, temos a oportunidade de assistir a muitos testemunhos dos seus membros, sendo que uma grande parte é assegurada por líderes de famílias empresárias que possuem estes negócios.

Alberto Fernandes dá a cara pelos enchidos que a Salsicharia Bísaro, de Gimonde, Vinhais, produz há mais de setenta anos.

António Silvestre Ferreira é o rosto das uvas sem grainha, que introduziu e produz na sua herdade do Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo.
Dar a cara pelos negócios dá confiança no momento de ser fornecedor. Ser fornecedor e dar o rosto junto do cliente final é também uma via de reforçar a confiança em toda a cadeia de abastecimento do produtor ao consumidor final.
 
Temas para reflexão:
  • Os nossos fornecedores são empresas familiares?
  • Os nossos clientes valorizam a caraterística familiar do nosso negócio?
  • Como potenciar o negócio com este nível de incremento da confiança nas empresas familiares?


António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
pt.linkedin.com/in/antonionogueiradacosta/
http://www.facebook.com/ajncosta
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
Santiago – Porto   http://www.efconsulting.pt 
 
 

 

António Nogueira da Costa, 11/05/2017
 
Consulte mais notícias em: www.vidaeconomica.pt