Ser Empresa Familiar influencia a sua reputação geral
A reputação de uma empresa, sendo de difícil definição, pode-se assumir que é algo construído sobre elementos agrupáveis em dois grandes pilares complementares: um mais palpável e outro de enorme intangibilidade.
O estudo da Atrevia apresentou um resultado bem definido: 84% dos participantes salientaram que o facto de as suas empresas serem familiares tem um impacto positivo na sua reputação global.
Os aspetos tangíveis como:
- cumprimento de compromissos assumidos com clientes, fornecedores, empregados;
- produtos adequados, evolutivos e confiáveis;
- podendo ser comparáveis e partiháveis com outros tipos de organizações, também são os mais fáceis de identificar e trabalhar no sentido de estarem conformes os valores da empresa.
- imagem, princípios e ética;
- comportamento das pessoas, dentro ou fora do ambiente empresarial, e quer sejam empregadas ou elementos da família;
Considerando-se que a reputação é algo impactante na empresa, convém saber identificar e gerir de forma adequada os elementos que a influenciam e refletem, assumindo-se a comunicação – enquanto perceção por parte dous outros – como um fator a ter em especial atenção.
O pingo doce é a marca de supermercados do grupo Jerónimo Martins para o mercado português, tendo surgido em 1980. Enquanto empresa do ramo alimentar – área que é assumida e naturalmente muito sensível a qualquer pessoa –, tem uma enorme preocupação com a imagem reputacional e seu reforço contínuo junto dos milhões de clientes. Com esta preocupação, a empresa possui uma política de comunicação que se reflete em elementos como: Missão: reunimos a força de mais de 23 mil colaboradores para fazer do Pingo Doce a melhor cadeia de supermercados em Portugal. É esta a nossa missão. O nosso compromisso com a sua família; Sabe bem pagar tão pouco (política de baixa de preços em 2002); Levamos qualidade e inovação até à sua casa (1º supermercado virtual em 1998); Marca própria (com 25 anos) para a qual garantem uma relação qualidade/preço de acordo com a missão; Confiança. A nossa marca de sempre… que construímos nas mais de 400 lojas que abrem portas ao país diariamente com um único objetivo: levar até aos clientes uma experiência de compra única no mercado. Em 2016 o Pingo Doce alcançou um crescimento crescimento de vendas de 4,4%, num total de € 3558 milhões o que parece refletir a sua excelente reputação. |
Temas para reflexão:
- Qual é a imagem genérica que os principais stakeholders possuem da nossa empresa?
- Quais os principais elementos que os levam a assumir essa posição?
- A reputação que nos associam é aquela que desejamos?
Especialista em Empresas Familiares
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