A informação para preparação da reunião do Conselho de Administração
A preparação duma reunião do Conselho de Administração é essencial à sua produtividade e assertividade.
O responsável pela reunião deste órgão, normalmente o seu presidente, tem um conjunto de inerências essenciais ao seu rendimento.
O responsável pela reunião deste órgão, normalmente o seu presidente, tem um conjunto de inerências essenciais ao seu rendimento.
Uma delas, prévia à realização da reunião, está associada à disponibilização de informação aos membros do Conselho, o que inclui:
Como em Portugal, as reuniões do Conselho de Administração possuem uma periodicidade média mensal, o envio com pelo menos uma semana de antecedência será uma boa prática de gestão.
Temas para reflexão:
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- Recolha prévia e atempada da informação juntos das fontes fidedignas;
- Definição da data limite para o seu envio;
- Envio com associação aos respetivos pontos da agenda.
- Declarativa: partilha de elementos relevantes para tomada de conhecimento, devendo ter uma síntese na 1ª página focando o seu essencial (o restante permitirá satisfazer a necessidade individual de aprofundamento do assunto) – exemplo: resultados de ações com origem em decisões anteriores;
- Elucidativa: conteúdos que contextualizam e auxiliam na formulação de opinião pessoal para suportar tomadas de posição, debate e decisão por votação – exemplo: dados internos e da concorrência para definição da política de preços para o próximo exercício.
- a leitura prévia da informação remetida;
- a sua inclusão e análise crítica como suporte ao debate;
- a sua ponderação aquando da tomada de decisão.
Como em Portugal, as reuniões do Conselho de Administração possuem uma periodicidade média mensal, o envio com pelo menos uma semana de antecedência será uma boa prática de gestão.
- Que informação remetemos e quando aos participantes nas reuniões?
- Os membros têm considerado a mesma adequada?
- A sua disponibilização tem contribuído para uma maior produtividade do Conselho de Administração?
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