V60 Recharge T6 – uma cartada sueca;

Ensaio – um volante e 4 rodas
V60 Recharge T6 – uma cartada sueca
A Volvo sempre nos habituou a minimalismo, elegância, rigor, sobriedade e boa qualidade de construção. A V60 tem tudo isso!
Exteriormente, é difícil alguém ficar indiferente, pela positiva. É bonita, sóbria, robusta e elegante. Até mesmo a matriz luminosa com o martelo de Thor lhe eleva a distinção. No interior sobressai logo à partida o minimalismo, a sobriedade, mas sobretudo a perceção (que depois se confirma) de qualidade do produto e dos materiais. Percebe-se que o cuidado no detalhe está ali.
O tablier de traço retilíneo, que aprecio, sem grandes formas ou derivações, o volante com o diâmetro e espessura correto, os muitos plásticos moles. O espaço interior é abundante – exceto o túnel de transmissão traseiro que incomoda o 5º passageiro, pela sua dimensão e também o pouco espaço para arrumações na consola central e a ausência de carregador para o telemóvel
Esta V60 vinha com full equipment e, se o nível de qualidade e a perceção de tranquilidade a bordo da V60 “normal” já é elevado, nesta, contamos com muita pele, o teto de abrir em vidro, os bancos totalmente elétricos com ajuste lateral, longitudinal e lombar. Tudo para uma viagem relaxada

E em estrada?
Bom, foi isso mesmo que se sentiu com os primeiros kms a serem efetuados utilizando a bateria (cerca de 43km) para depois utilizar o motor de combustão, um 2.0 l turbo a gasolina de 253 cv e, no eixo traseiro  um sistema elétrico de 87 cv que combinados, resultam em 340 cv de potência , valores mais que suficientes para perder pontos na carta de condução.
Segundo a Volvo, podemos circular até 54 km (WLTP) em modo totalmente elétrico, com consumos de 1,8 l/100 km (registámos mesmo assim uns ótimos 2.6). Sem a bateria, o consumo aumentou para perto dos 9,2 litros, sendo também possível, além dos modos de condução (AWD, ECO, Hybrid e Sport) recorrer ao motor a combustão para carregar a bateria em andamento, o que aumenta o consumo
Em resumo, a Volvo continua a manter o seu carisma e a sua sedução. Confortável e com bom comportamento, ligeiramente subviradora, fruto do posicionamento da bateria na traseira, prática em cidade e muito agradável em estrada, onde, ajudada pelos vários sistemas de apoio  a uma condução segura, cada viagem se torna um momento prazeroso.




Jorge KM Farromba (https://pt.linkedin.com/in/jorgefarromba Jorgefarromba@gmail.com), 25/11/2022
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