W Algarve -O resort de luxo na praia da Galé;

Turista ocasional
W Algarve -O resort de luxo na praia da Galé
O hotel que faz parte do portfólio de marcas da Marriott International, com mais de 30 marcas, abriu em Junho de 2022, sendo o primeiro resort de luxo da marca W em Portugal.
O conceito da marca W Hotels foi lançado em 1998 com o W New York, numa conversão do antigo hotel Doral Inn, na Lexington Avenue, Manhattan, com a aposta num público mais jovem, na moda e no design. Cada W é único, pois atrai para si a cultura e tradições do país e da região. Depois de vários projetos por todo o mundo e agora inserido na cadeia Marriott, o W quis trazer isto tudo para Portugal. Sem dúvida, uma aposta ganha e que vale bem a visita.
Situado na zona da praia da Galé e com acesso à praia do Castelo através de  shuttle e à praia do Evaristo (acesso direto), o W Algarve apresenta-se com um conceito de luxo moderno, enraizado na cultura e tradições portuguesas. Desde o exterior da unidade, a fazer recordar as escamas de peixes, aos grandes espaços verdes, onde se inserem as piscinas e os bares. Mas o W Algarve é isso e muito mais.
O exterior é, assumidamente, diferente e irreverente, moderno e elegante. Não existe um luxo ostensivo, mas um conceito minimalista, mas original no desenho. Cai por terra o desenho tradicional do hotel de luxo!
O interior da unidade foi buscar também muita inspiração às tradições de Portugal, desde a entrada do hotel com porcelanas Vista Alegre até à inspiração das grutas de Benagil no seu desenho interior. Possuidor de um staff jovem, simpático e assumidamente preparado para o turismo na arte de bem servir o cliente, posiciona-se pela proximidade. Desde a indumentária criada pelo estilista Gio Rodrigues, muito casual e informal, ao modo próximo como trata o cliente, com formalismo, mas sem grandes … formalismos, num estilo que apreciei imenso. Detalhes como o tratamento do cliente pelo nome ao saber os nossos gostos.
Este resort possui 134 quartos e suites com uma vista deslumbrante sobre a piscina e sobre o mar, assim como as residências da marca. Dispõe de um ginásio de 134 m2 – segundo dizem, pois não sou apreciador nem conhecedor,  muito bom em termos de máquinas com o mais recente equipamento TechnoGym e uma Power Rack Olímpica – e do Away SPA, com vários tratamentos,  massagens, cabeleireiro, manicure, bem como uma zona de cromoterapia, sauna, banho turco, jacuzzi quente e frio. Contrariamente à tradição, ambos os espaços estão no topo do edifício e não na cave.
 O W Algarve criou um conceito na região de apelo à marca Portugal. Desde o interior do hotel até aos amplos quartos com vista sobre o mar – com as portas dos mesmos a imitar as antigas portas portuguesas –, à calçada portuguesa, ao azulejo algarvio, a almofadas com o desenho de uma sardinha, aos vários candeeiros que são recriação da chaminé algarvia,
Seguindo uma política do KM Zero, o W Algarve quis incluir no hotel somente produtos e fornecedores portugueses.
Diria, nas minhas aulas sobre marketing turístico e sobre este hotel que é um hotel que pretendeu recriar todo a cultura de um País e de um território (Algarve).
Quem vem para esta unidade à espera de um luxo formal de um 5 estrelas não é certamente este o local – aqui impera o luxo mas mais informal e minimalista. Desde o “staff” do hotel – jovem e bem formado – às dinâmicas que já existem criadas na unidade, aos procedimentos bem estabelecidos. Vir para este hotel é um prazer, pois o staff antecipa os nossos problemas. Além da (natural) simpatia, estão aqui para construir relações de proximidade com o cliente para este se sentir em sua casa. E conseguir este mérito é fantástico, dada a enorme estrutura do hotel e as dificuldades atuais existentes no recrutamento de (bons) profissionais
A unidade possui dois restaurantes e vários bares: A saber: o Market Kitchen – uma interpretação moderna de um mercado tradicional português; o Paper Moon – numa recriação do original restaurante milanês com o mesmo nome, o W Lounge o Sea Sky e o bar da piscina; sempre com som ambiente ou com a presença de vários  DJ, Eddie Ferrer, J D-Compost e a DJ Pippa onde a música “transborda” por todo o hotel de modo cativante e agradável
Em resumo, o W Algarve é uma aposta diferente e arrojada, muito bem conseguida, num Algarve muito propício para um Turismo de qualidade e luxo e que vale uma visita de vários dias pela experiência, pelas dinâmicas que possui, pelas imensas atividades, mas também pelo descanso que um resort destes possui, num amplo espaço interior e que, nos permite “isolar” do extenuante dia a dia atual desta sociedade moderna.
https://www.marriott.com/en-us/hotels/faowh-w-algarve/overview/

Jorge KM Farromba (https://pt.linkedin.com/in/jorgefarromba Jorgefarromba@gmail.com), 22/09/2022
Partilhar
Comentários 0