RealSecure cria seguro para promotores e investidores para reduzir risco dos investimentos;

Paula Rios, administradora da HighDome pcc, e Rui Santos, diretor de Desenvolvimento de Parcerias da MDS, em entrevista:
RealSecure cria seguro para promotores e investidores para reduzir risco dos investimentos
A HighDome, seguradora do grupo MDS, com sede em Malta, está apostada em ajudar o setor imobiliário a reduzir o risco do seu negócio e a contar com soluções de seguros adequadas à sua atividade. Neste sentido, disponibilizou um produto à RealSecure, especialista no desenvolvimento de soluções de seguro para o setor imobiliário, que permite assegurar, por exemplo, a rentabilidade dos investimentos em imóveis.
Em entrevista, Paula Rios, administradora da HighDome pcc, e Rui Santos, diretor de Desenvolvimento de Parcerias da MDS, falaram com ao Imobiliário sobre estas soluções inovadoras e a parceria estabelecida.
Quais as soluções inovadoras disponibilizadas pela RealSecure e quais as vantagens para o mercado imobiliário?
Os produtos da RealSecure, disponibilizados em parceria com a HighDome, vêm oferecer aos promotores e investidores imobiliários a oportunidade de reduzir o risco dos seus investimentos. Entre as soluções inovadoras disponibilizadas estão a garantia do valor imobiliário de aquisição pelo período de dez anos (cobertura de menos-valia em caso de venda urgente) ou a proteção do rendimento no arrendamento, que permite segurar situações como rendas não pagas, custos de despejo, etc. Neste momento, no mercado português, estamos a apostar, para já, na garantia do valor imobiliário, mas o objetivo é alargar a oferta.
O produto de garantia do valor imobiliário é vendido exclusivamente através do promotor imobiliário. Trata-se de um produto adquirido pelo promotor e incluído no custo dos imóveis ou frações, representando assim uma mais-valia para o comprador, que beneficia desta segurança na aquisição ou investimento que está a realizar.
A garantia abrange uma eventual menos-valia no caso em que o proprietário seja forçado a vender o imóvel rapidamente e abaixo do preço pelo qual o adquiriu. Este seguro é acionável em situações determinadas, nomeadamente em caso de despedimento, divórcio, nascimentos múltiplos, mudança de local de trabalho, causa externa ao bem imóvel, invalidez total e permanente devida a doença ou acidente ou ainda em caso de morte acidental, assegurando o valor dessa menos-valia.

Tendo em conta as especificidades do mercado imobiliário nacional, quais os segmentos em que as coberturas de risco são importantes?
Pensamos que esta cobertura é uma mais-valia para todo o tipo de imóveis e segmentos, mas será ainda mais importante para um segmento médio de imóveis, em que uma eventual menos-valia poderá ter maior impacto no proprietário. Mas, mais uma vez, o produto pode ser adaptado a outros segmentos, sendo bastante flexível.  

Qual a sua importância no atual momento em que vivemos?
Esta garantia assume uma maior importância quando se atravessa um contexto complicado como o atual, com crescente desemprego, mas também para responder ao aumento do número de divórcios, situação que também aciona a garantia do seguro.

Quais as condições de subscrição do seguro?
O seguro deve ser contratado pelo promotor no momento da comercialização, mas também é interessante para agências de mediação imobiliária ou bancos, enquanto credores hipotecários e como forma de diferenciação na oferta. De referir que não é possível a contratação direta pelos proprietários.
Que vantagens apresenta o produto da RealSecure em relação aos demais concorrentes?
Este é um produto inovador, original. Não existem produtos semelhantes no mercado, mas, mais importante, representa uma proteção do património para os segurados e uma importante mais-valia na comercialização para os promotores, bancos e mediadores imobiliários.

Como único ator do mercado segurador europeu dedicado aos profissionais do imobiliário, qual o impacto esperado no mercado nacional?
A nível europeu, a solução está já disponível em França, onde conheceu um enorme desenvolvimento, proporcionando à RealSecure um know-how necessário para o desenvolver noutros países. Em Portugal, já existe muito interesse no produto que esperamos que se traduza numa crescente contratação. Existem entre alguns atores do setor imobiliário a opinião de que, no mercado português, os imóveis vendem-se com a facilidade, tendo dificuldade em ver a utilidade e valor acrescentado de oferecer esta proteção. No entanto, existe uma clara mais-valia que vai ser cada vez mais valorizada. Aliás, estamos convictos de que, com a sua maior divulgação, poderão ser os próprios compradores de imóveis a solicitar a inclusão desta cobertura.

Qual a presença no mercado europeu?
Entretanto, no que respeita a desenvolvimentos futuros, a parceria tem como objetivo chegar a um número crescente de promotores, investidores e mediadores. Nesse sentido, a RealSecure prevê expandir a sua operação para a Suíça, um mercado interessante do ponto de vista imobiliário, e para Espanha.
ELISABETE SOARES (elisabetesoares@vidaeconomica.pt), 09/06/2021
Partilhar
Comentários 0