Feedzai: o novo unicórnio português;

Feedzai: o novo unicórnio português
A Feedzai é uma das empresas portuguesas mais promissoras na atualidade. No final de março, tornou-se no quarto “unicórnio” fundado por portugueses, ao atingir uma avaliação superior a mil milhões de dólares (USD).
Criada há pouco mais de uma década por três portugueses, a Feedzai dedica-se ao desenvolvimento de sistemas de prevenção de fraude e crime financeiro, utilizando tecnologias como machine learning para o funcionamento destes serviços.
A empresa trabalha sobretudo com instituições financeiras, processadores de pagamentos e retalhistas. Atualmente, no seu conjunto, os clientes da Feedzai servem mais de 800 milhões de pessoas em 190 países.
As ferramentas desenvolvidas pela empresa destacam-se pela sua horizontalidade, ao poderem ser usadas através de múltiplas plataformas, tais como terminais multibanco e compras online. Adicionalmente, ao recorrer a inteligência artificial, a empresa consegue que o seu algoritmo esteja constantemente a “aprender” à medida que novas transações vão sendo efetuadas, melhorando a sua precisão. Assim, as soluções da Feedzai destacam-se pela sua interoperabilidade e robustez.
Atualmente, a Feedzai emprega mais de 500 pessoas, estando a sua maioria (65%) localizada em território nacional (repartida entre os escritórios do Porto, de Coimbra e de Lisboa). A restante equipa encontra-se distribuída por seis outros escritórios: três nos EUA (em San Mateo, Nova Iorque e Atlanta), um em Londres, um em Hong Kong e um em Sydney.
No final de março, a Feedzai atingiu um novo marco no seu processo de crescimento, ao fechar uma nova ronda de investimento, na qual foi avaliada em 1300 milhões de dólares (USD). A empresa tornou-se, assim, no quarto “unicórnio” fundado por portugueses (a seguir à Farfetch, à OutSystems e à Talkdesk), ao atingir uma avaliação superior a mil milhões de dólares.
Esta ronda de negociação rendeu à empresa 200 milhões de dólares, tendo sido liderada pela sociedade investidora internacional KKR. Este montante irá servir para acelerar a sua expansão global, investir em I&D com vista a aumentar a sua oferta, e consolidar a sua posição no mercado, particularmente através do estabelecimento de novas parcerias.
O combate à fraude financeira tem vindo a ganhar importância ao longo dos últimos anos, e as empresas que operam nesta área têm vindo a captar a atenção de cada vez mais investidores. No dia anterior ao fecho desta ronda, a Jumio, outra empresa que opera no mesmo espaço, concluiu também uma ronda de negociação, no valor de 150 milhões de dólares. Adicionalmente, a Kount, uma das maiores concorrentes da Feedzai, foi adquirida em janeiro pela gigante Equifax por 640 milhões de dólares.
Numa entrevista ao “Observador”, Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, refere que “esta área vai criar empresas globais […] fortes” e o seu objetivo, sublinha, é que a líder seja a Feedzai: “Vamos cimentar e tornar esta empresa verdadeiramente líder nesta área”.
Quando inquirido sobre a abertura em bolsa, um passo tomado pela Farfetch em 2018, Nuno refere que esta “é uma consequência, não é um objetivo”, e que tal “virá a seu tempo”. Reitera que, de momento, “o que é importante é entregar a promessa de sermos essa empresa líder”.
João Tavares, 10/06/2021
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