“Como dizemos há muitos anos, o nosso negócio tem pouco a ver com casas e tudo a ver com pessoas”;

 Nuno Torgal, franquiado da ERA, destaca
“Como dizemos há muitos anos, o nosso negócio tem pouco a ver com casas e tudo a ver com pessoas”
Nuno Torgal considera que existem razões diversas para o resultado obtido pelas agências ERA que administra
A agência ERA Boavista/Foz continua no top das agências com melhor faturação em 2019. Também as agências da Senhora da Hora (Transações Partilhadas) e a do Pinheiro Manso (Start Up) foram distinguidas.
 
Quais as razões que explicam este resultado?
Existem razões diversas para o nosso resultado. Razões relacionadas com o mercado, outras com a marca e por fim aquelas que remetem para a nossa empresa.
As razões de mercado – a extraordinária pujança do mercado imobiliário, traduzida em número de transações e um valor médio elevado – empurraram-nos para um resultado fenomenal. 
Depois, razões associadas à marca ERA e ao seu método de trabalho, ou, se quiser, à estratégia que nos conduziu a este resultado maior: formação excecional – somos a verdadeira ‘universidade’ de angariação e vendas, tecnologia de suporte ímpar, um plano de marketing alinhado e fortíssimo, uma estratégia de trabalho eficaz – um comercial por cada 1000 fogos – especialista na zona de angariação onde opera, exclusivo de garantia e a partilha exclusiva dentro da rede, que nos permite dominar, mas acima de tudo e mais importante servir o nosso cliente com competência e resultado. O nosso domínio e conhecimento de cada zona não é ‘pela rama, mas sim pela raiz’. Para complementar, o apoio do consultor ERA Portugal faz toda a diferença.
Por último, as razões que remetem para a nossa empresa. Começo por dizer que tivemos problemas. Sempre aparecem ao longo do percurso, mas fomos muito competentes a resolver problemas e dificuldades. ‘’O caminho faz-se andando’’. Levamos 16 anos de ERA, 9 acabados de fazer com a Loja ERA Boavista/Foz. Não vacilamos: nunca colocamos o método nem a estratégia em causa. Seguimos em frente sem exceções, porque a exceção é o ‘cancro’ das organizações. Cuidamos muito dos nossos profissionais, que queremos acima de tudo de boa índole. A muitos, ensinamos uma profissão nova, desenvolvemos as suas competências, aumentando exponencialmente o seu valor enquanto profissionais. Enche-nos de felicidade aumentar a sua empregabilidade, mas, acima de tudo, que gostem de ficar connosco por admiração, reconhecimento e se sentirem bem e devidamente recompensados. Temos uma equipa excecional que muito me orgulho de liderar. São estas as razões do nosso inquestionável sucesso!  
 
O que representa para si e para a equipa manter-se no top das melhores agências ERA?
Um top é por definição uma comparação. Honra-nos ano após ano estar entre os melhores dos melhores seja em faturação, transações ou número de angariações. A qualidade é enorme. A competitividade e respeito também. Essas qualidades que reconhecemos e agradecemos nos nossos colegas de outras lojas obrigam-nos a lutar diariamente por sermos maiores e os melhores. Por isso mesmo, diria que a consistência e estabilidade são as razões principais. Uma das nossas maiores forças é a partilha exclusiva dentro da rede. Estar no top, ano após ano, significa uma colaboração estreita e leal com os nossos colegas, que muito agradecemos. Sozinhos, valemos muito pouco, mas juntos somos imbatíveis.
 
Este resultado espelha também o bom momento que o mercado imobiliário viveu em 2019?
É uma evidência. O enorme número de transações e o valor médio elevado empurraram-nos também para este grande resultado. Mas queremos e vamos lutar por mais. Dadas as atuais circunstâncias, não faturando mais este ano, lutaremos por aumentar a nossa quota de mercado.
 
Que tipo de operações se destacaram na faturação conseguida?
O nosso resultado fez-se de todo o tipo de operações, umas mais pequenas, outras maiores, mas todas tratadas com o mesmo empenho e qualidade. O cliente merece esse compromisso. Naturalmente trabalhando a loja da Boavista/Foz uma zona de preço médio mais elevado, tivemos o desafio extra de algumas operações complexas em dimensão e desafio que soubemos brilhantemente ultrapassar. O papel do nosso departamento processual foi, como sempre é, determinante.
 
A atual situação de pandemia está a criar constrangimentos vários na comercialização dos imóveis? 
A atual situação começa por criar constrangimentos psicológicos graves, uns justificáveis, outros nem tanto. O mercado é feito de pessoas. Como dizemos há muitos anos na nossa marca, o nosso negócio tem ‘pouco’ a ver com casas e ‘tudo’ a ver com pessoas. Os constrangimentos são, pois, imensos. A juntar a isto, vamos percebendo muita incoerência, indefinição e até exceção de quem nos desgoverna. 
 
De que forma e quais os mecanismos que são necessários para contornar esta situação?
Em primeiro lugar, temos de ajudar as pessoas. Apoiar, informar e desmistificar, respeitando sempre as regras de higiene e afastamento social. 
É possível continuar a desenvolver o nosso trabalho recorrendo a umas das qualidades mais maravilhosas do ser humano: a capacidade de adaptação. 
Aumentar a flexibilidade na gestão para tornar o trabalho mais fácil. Usar de toda a tecnologia disponível. Fornecer os instrumentos que garantam a segurança de quem participa no nosso processo de trabalho, sejam clientes ou colaboradores.
Valorizar o otimismo, a boa energia e a esperança, apoiar as histórias maravilhosas de superação que quem trata e é tratado e que nos dão a razão de que vamos ultrapassar esta difícil situação. Sentimos todos os dias a vontade de voltarmos à normalidade, as pessoas esforçam-se para que assim seja e tenho a certeza de que este mecanismo mental vai ser a faísca do motor de arranque de todos os mercados.
Também as agências da Senhora da Hora (Transações Partilhadas) e a do Pinheiro Manso (Start Up) foram distinguidas.
 
O que representa esta distinção e quais as razões que a explicam?
Individualmente, a Regina Botelho ganhou o prémio de melhor diretora comercial categoria faturação, a Lídia Cano o 2º lugar ‘rookie’ categoria faturação e são ambas da loja da Boavista/Foz.
A loja da Sª da Hora/S. Mamede de Infesta, o 2º lugar na categoria operações partilhadas, é uma loja habituada a ganhar prémios tanto de equipa como individuais – é uma equipa fenomenal brilhantemente orientada pela Elisabete Silva.
Representam um orgulho coletivo de ser parte de um resultado que impactou todos na organização e não apenas aquela pessoa ou loja que subiu ao palco. Contudo, nunca nos deixamos inebriar pelos prémios.  Numa rede ‘’não há prémios individuais’’. Temos a plena consciência da contribuição de todas as outras lojas ERA para o nosso resultado, em especial e de forma natural aquelas geograficamente mais próximas, a quem de coração agradecemos.

Susana Almeida, 04/12/2020
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