Oferta de pacotes 5P equivalem-se em preço e oferta;

Indica análise da ComparaJá.pt para a “Vida Económica”
Oferta de pacotes 5P equivalem-se em preço e oferta
A ComparaJá.pt fez uma simulação para a “Vida Económica”.
Os preços dos pacotes 5P de telecomunicações (televisão, Internet, telefone fixo, telemóvel e Internet móvel) variam entre 80 e 95 euros por mês, consoante o número de GB de dados incluídos na Internet móvel, de acordo com uma simulação feita pela ComparaJá.pt para a “Vida Económica”. O portal gratuito de comparação tem, desde 2017, disponível um comparador de telecomunicações.
 
O ComparaJá.pt analisou para o nosso jornal os produtos mais completos das três operadoras que disponibilizam o serviço “quintuple-play”, NOS, MEO e Vodafone (a NOWO, uma vez que não disponibiliza Internet móvel, não foi considerada para a análise). Nestes pacotes, os quais têm por base uma oferta 4P com internet fixa de 1GB de velocidade e 10 GB de dados no telemóvel, é possível contratar internet móvel com 7 GB, 30 GB ou 60 GB. 
Verifica-se que a oferta da Vodafone, para além de mais reduzida (não inclui a opção com 60 GB de Internet móvel), é também 2,91 euros mais cara do que as ofertas equivalentes da MEO e da NOS.
As diferenças entre a oferta da NOS e da MEO prendem-se com a velocidade de upload na Internet fixa – 100 Mbps na NOS e 200 Mbps na MEO –, no número de canais – 180 na NOS e 200 na MEO –, bem como no plafond de minutos no telemóvel – 10 mil minutos ou SMS na NOS e 3500 minutos e 3500 SMS na MEO.
 
Dia Mundial das Telecomunicações foi no domingo
 
No final de 2019, o número de subscritores de pacotes de telecomunicações ofertas atingiu, conforme os dados da ANACOM, 4,1 milhões, um crescimento de 4,8% face ao ano anterior, estando este crescimento associado às ofertas 4/5P.
Desde 2015 que o crescimento do número de subscritores de pacotes se encontrava em desaceleração. No entanto, em 2019 verificou-se uma aceleração do crescimento (+0,9 pp em relação ao final do ano anterior).
Visto acoplarem um maior número de componentes, logo terem um preço mais elevado, as ofertas 4/5P acabam também por assumir um maior peso nas receitas das operadoras nos pacotes de telecomunicações: em 20 189 representaram 62,9% das receitas, num total de 1660 milhões de euros.
No dia 17 de Maio celebra-se o Dia Mundial das Telecomunicações. Para assinalar esta data que marca também o terceiro ano de atividade do comparador gratuito de telecomunicações do ComparaJá.pt, este portal independente revelou quais as preferências dos portugueses na hora de contratar um pacote e analisou em exclusivo para a “Vida Económica” as ofertas “quintuple-play” do mercado.
Tendo como base as preferências demonstradas nas últimas 100 mil simulações no comparador de Telecomunicações do ComparaJá.pt, a plataforma gratuita revela dados únicos sobre as tipologias de pacotes mais procuradas e a importância que os consumidores atribuíram a cada uma das componentes dos diferentes tipos de pacotes.
Os pacotes 4P – que incluem TV, Internet, Telefone Fixo e Telemóvel - são os mais procurados (40%), seguindo-se os pacotes 3P (36%) – os quais incluem TV, Internet, Telefone Fixo -. Por sua vez, os pacotes 5P – que incluem TV, Internet, Telefone Fixo, Telemóvel e Banda Larga Móvel – são procurados por apenas 15% dos utilizadores, enquanto os pacotes 2P – que poderão incluir duas componentes entre TV, Internet, Telefone Fixo, consoante a oferta da operadora – apenas são procurados por 9% dos consumidores.
Conforme as preferências dos utilizadores na hora de escolher um pacote de telecomunicações, é possível perceber que as características das ofertas ao nível da componente de televisão é “Muito Importante” para 12% e “Importante” para 34% dos consumidores portugueses. Já para 24% a componente de televisão é “Pouco Importante” e para 31% “Irrelevante”.
Já a Internet, por seu turno, é “Muito Importante” para 32% dos utilizadores e “Importante” para 32%. Já para 13% dos consumidores, esta componente dos pacotes é “Pouco Importante” e “Irrelevante” para 23%.
Por sua vez, o telefone fixo é apenas “Muito Importante” para 9% dos utilizadores e “Importante” para 25%. Tal significa que 66% dos consumidores considera as características desta componente dos pacotes de telecomunicações totalmente irrelevantes.
Conclui-se, desta forma, que a Internet é a componente mais valorizada num pacote, seguindo-se as características da componente de televisão. O telefone fixo, por sua vez, seria dispensado por 2/3 dos consumidores no momento de contratar um serviço de telecomunicações.
No que concerne ao Telemóvel, e no domínio apenas dos pacotes 4P, percebe-se que 40% dos consumidores pretendem associar dois telemóveis ao pacote, seguindo-se a opção por apenas um cartão SIM, com 35%. Apenas 16% dos utilizadores querem adicionar três cartões e 9% quatro ou mais telemóveis.
Vários pacotes
 
Também tendo por base as preferências demonstradas nas últimas 100 mil simulações no seu comparador de Telecomunicações, bem como a importância que os consumidores atribuíram a cada uma das componentes dos diferentes tipos de pacotes, o ComparaJá.pt escrutinou as ofertas das várias operadoras de forma a identificar e premiar os pacotes mais competitivos para cada um dos perfis de consumo.
Nesta terceira edição da iniciativa, a NOWO arrecadou a distinção de Pacote 2P mais competitivo, com a sua oferta 2P – TV 140 Canais e Internet 120Mbps, e a NOS foi a operadora distinguida com a sua oferta NOS 3 - 180 Canais + Net 500 Mbps enquanto “Pacote 3P mais competitivo”. Já a MEO venceu a categoria de “Pacote 4P mais competitivo” com a sua oferta M4 TV Net Voz Móvel - 200 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 3 GB. A NOS viu ainda a sua oferta NOS 4 - 180 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 3 GB a ser distinguida como “Melhor pacote para Crianças”. Por sua vez, a Vodafone arrecadou duas distinções com o seu pacote Fibra 4 Gold TV Net Voz Móvel - 170 Canais + Net 500 Mbps + Móvel 1 GB, que foi eleito como “Melhor pacote para fãs de Desporto” e “Melhor pacote para fãs de Filmes e Séries”.









223 mil simulações
“Lançado a 17 de Maio de 2017, precisamente no Dia Mundial das Telecomunicações, o nosso comparador permite a simulação de cerca de 400 ofertas diferentes, entre pacotes 2P, 3P, 4P e 5P para os diferentes períodos de fidelização possíveis, das quatro operadoras”, avança José Figueiredo, CEO do ComparaJá.pt.
“Através desta nossa ferramenta, que é totalmente gratuita, os utilizadores podem personalizar as suas simulações de acordo com o seu perfil, preferências e necessidades e, posteriormente, aderir à oferta que considerarem mais adequada para si”, explica o responsável do portal de comparação, acrescentando que o comparador se destaca “Pela forma simples e acessível com que expõe questões muitas vezes complexas, entre as quais a diferença de custos associados aos distintos períodos de fidelização e às características das diferentes ofertas de cada uma das operadoras – do número de canais incluídos à velocidade da Internet ou minutos de chamadas incluídos no telefone”, indica. 
José Figueiredo revela ainda que “Em 2019 o comparador de telecomunicações do ComparaJá.pt registou 223 mil simulações. Nos primeiros quatro meses do presente ano foram realizadas 72 mil simulações”.

 


Aquiles Pinto aquilespinto@vidaeconomica.pt, 28/05/2020
Partilhar
Comentários 0