Corticeira Amorim adquire 50% da empresa checa Vinolok;

Corticeira Amorim adquire 50% da empresa checa Vinolok
A Corticeira Amorim celebrou um acordo para adquirir 50% da Vinolok, uma empresa sediada na República Checa que se dedica à produção e comercialização de vedantes de vidro para garrafas de vinho e bebidas espirituosas.
Totalizando um investimento de 10,99 milhões de euros, este negócio representa “uma parceria histórica, a um nível totalmente novo,” e traduz uma aposta num “nicho de mercado no qual a Corticeira Amorim tem particular interesse”, abrindo “novas perspetivas e oportunidades em termos de embalagens premium inovadoras, com características simultaneamente sustentáveis e de elevada praticidade”.
 
“A cortiça e o vidro são dois componentes-chave na história do vinho e das bebidas espirituosas, e esta aquisição representa uma parceria histórica, a um nível totalmente novo”. Com esta aquisição abrem-se “novas perspetivas e oportunidades em termos de embalagens premium inovadoras, com características simultaneamente sustentáveis e de elevada praticidade”, refere fonte da Corticeira Amorim.  
Em declarações à ‘Vida Económica’, a empresa explica que a operação se justifica, neste momento, pois este é um nicho de mercado no qual a Corticeira Amorim tem particular interesse. Para este segmento a estratégia tem sido de “servir os nossos clientes, através da disponibilização de produtos sofisticados, diferenciados e únicos face à oferta existente. Apostando, em simultâneo, na ampliação da quota neste nicho, ao nível do mercado internacional, e na conquista de novos clientes, através de uma proposta de elevado valor acrescentado”, refere a mesma fonte.
Segundo a empresa, a atividade da Vinolok e da Corticeira Amorim são, “sobretudo, complementares”, dado que, “enquanto estruturas organizacionais, têm como eixo estratégico a aposta na inovação”. Nos últimos anos a empresa checa tem realizado um investimento substancial nesta área, com base em duas diretrizes específicas: a estética, com ênfase para o desenvolvimento de visuais de vanguarda e técnica, através da aposta em soluções inovadoras, na qual pretende responder à crescente necessidade de praticidade solicitada pelo consumidor final. Mais precisamente, a Vinolok tem desenvolvido soluções com características ímpares, cujo resultado para o cliente é um produto de abertura fácil e com elevada conveniência. Estes elementos do packaging são fundamentais e permitem que os seus produtos sejam um complemento perfeito aos produtos existentes da Corticeira Amorim, “como por exemplo o Hélix, uma solução da Amorim já disponível no mercado, que facilita a abertura, através da combinação entre uma garrafa de vidro com uma rosca interior no gargalo e uma rolha de design ergonómico”.
Por se tratar de uma aquisição, os recentes indicadores económicos da Vinolok foram também crucias, com destaque para o volume de negócios de 16 milhões de euros e um EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 5,3 milhões. Para além disso, a empresa checa conta ainda com 170 trabalhadores.
 
Aquisição de 50% visa “agregar valor a ambas as partes envolvidas”
 
Com a aquisição de 50% da Vinolok, a Corticeira Amorim tornar-se-á coproprietária, juntamente com a Preciosa, da empresa, cabendo a cada uma partes iguais. Neste contexto a “gestão será realizada com base em decisões conjuntas, assente na articulação entre ambas, pois esta operação visa agregar valor a ambas as partes envolvidas”. O modelo de gestão será focado na colaboração mútua, com vista a atingir de forma eficiente os objetivos em comum.
Na medida em que existem visões muito similares a vários níveis, as sinergias serão diversas, o que permitirá à Vinolok tornar-se cada vez mais competitiva. Para além disso, a aquisição “complementa e reforça significativamente o portefólio de soluções disponibilizadas pela Corticeira Amorim através da sua rede de distribuição mundial única”. 
A associação das melhores características da cortiça e do vidro tem o potencial de revolucionar a inovação nas embalagens num conjunto amplo de produtos que inclui o vinho e as bebidas espirituosas, mas também água e óleos alimentares. Neste cenário, esta parceria “representa uma via muito interessante para consolidar a liderança da Amorim no setor durante os próximos anos”, refere a empresa. 
Questionados sobre os objetivos estratégicos da Corticeira Amorim para a Vinolok a curto/médio prazo, estes asseguram que ambas as empresas pretendem reforçar a sua presença neste promissor segmento de mercado à escala mundial. Para atingir este objetivo, “será reforçada a aposta na criatividade, de forma a desenvolver produtos diferenciados capazes de surpreender o cliente com soluções personalizadas que serão apresentadas ao mercado”.   
Mais, a “preferência atual tem sido direcionada para os produtos mais sustentáveis, reutilizáveis e naturais. Tanto o vidro como a cortiça enquadram-se neste tipo de materiais que representam a tendência para o futuro”. 
Neste contexto, a estratégia é desenvolver soluções premium, assente nestes elementos e associados ao conhecimento dos mercados, proporcionado pela ampla experiência das empresas. Enquanto matéria-prima 100% natural, a cortiça está singularmente posicionada e a par com outros materiais trabalhados pela Vinolok, encontra-se num ângulo particularmente propício para responder com qualidade e eficiência aos desafios de uma nova ética de consumo, conquistando um mercado cada vez mais ávido por produtos arrojados de base sustentável. 
Já no longo prazo, a meta é reforçar o compromisso com soluções de elevada qualidade e que respondam às apetências específicas dos consumidores finais. 
 
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 12/09/2019
Partilhar
Comentários 0