Empresa do Centro Internacional de Negócios da Madeira com software B2B inovador;

Connecting Software
Empresa do Centro Internacional de Negócios da Madeira com software B2B inovador
Thomas Berndorfer lançou a Connecting Software em 2004 e o centro de desenvolvimento da Madeira em 2017.
Com quatro escritórios espalhados entre dois continentes e 40 profissionais, 13 dos quais em Portugal, no centro tecnológico que instalou na Madeira, a Connecting Software é uma empresa internacional que actua no segmento da interação de software, ou seja, da ligação entre diversos elementos de software. 
Thomas Berndorfer, o CEO de origem austro-germânica, lançou a Connecting Software em 2004 e o centro de desenvolvimento da Madeira em 2017. Recorda que no início veio para a Madeira “porque era um lugar fantástico para viver”, mas “não tinha grandes planos para a divisão regional”. No entanto, nos primeiros meses, reconheceu que “encontrámos programadores altamente motivados, bons profissionais e factores económicos e políticos favoráveis”, o que alterou as perspetivas da empresa para a Madeira. Desde a abertura na Região que a equipa tem vindo a crescer constantemente. 
Atualmente com 13 profissionais, a Connecting Software pretende crescer ainda mais na Madeira, aumentando a sua valia na estrutura do grupo que já detém escritórios em Viena, a sua sede, na Eslováquia e nos Estados Unidos da América. Para além de estar distribuída pelo Mundo, a equipa da Connecting software é verdadeiramente internacional ao incluir profissionais de 12 países diferentes.
Recentemente, a empresa expandiu o departamento de marketing e o serviço ao cliente através do escritório da Madeira, estando, por isso, em fase de recrutamento para estas áreas, tanto no mercado nacional como internacional, uma vez que pretende atrair para a Madeira especialistas internacionais no setor. 
Na Madeira, sublinha o CEO, existe uma situação que se torna positiva tanto para a empresa como para a Região Autónoma da Madeira, na medida em que há uma forte integração com a Universidade da Madeira, com os Governos da Madeira e da República e há ainda a integração no Centro Internacional de Negócios da Madeira que apresenta vantagens fiscais para o desenvolvimento de negócios à escala internacional, como sucede com a Connecting Software. 
Em simultâneo com a equipa da Eslováquia, a equipa da Madeira está a criar soluções de integração e sincronização para uma variedade de setores e de negócios. Um dos produtos mais recentes, o OPC UA Connector, é um conector entre máquinas de produção numa fábrica e sistemas de negócios standard ou seja, uma solução orientada para a chamada Internet das Coisas na Indústria ou Industrial Internet of Things  (IIoT). Segundo Thomas Berndorfer, o OPC UA Connector “é a única solução no mundo que permite máquinas e sistemas de negócios falarem a mesma linguagem”, sendo acessível em qualquer computador.
Esta capacidade de ligar soluções industriais com soluções de negócios através da mesma metodologia, incrementado a produtividade, faz da Connecting Software uma das empresas de topo na Europa nesta área. 
“Nós ligamos software, mais facilmente, de forma mais rápida e a um custo mais baixo do que as ferramentas existentes atualmente e ajudamos com isso as empresas a serem bem-sucedidas nos desafios da digitalização e dum mundo online”, diz Bernforfer. 
A Connecting Software tem uma faturação anual a rondar os 2 milhões de euros e é uma empresa orientada para o universo B2B. A maioria dos clientes são entidades governamentais, grandes e pequenas empresas com sistemas integrados. Tem clientes como o Parlamento do Canadá ou departamentos governamentais de países como a Nova Zelândia, a Irlanda, a Inglaterra, a Holanda e os EUA, para além de grandes empresas e marcas, como a Securitas, a KTM, a Compass Group, a 21st Century Fox, a Henkel ou a Hitachi. 
A plataforma Connect Bridge, integralmente desenvolvida pela Connecting Software, é a base do sucesso desta empresa. Esta plataforma funciona como um tradutor, permitindo que os diferentes softwares comerciais já existentes numa empresa comuniquem uns com os outros, facilitando os processos de negócios e tornando as empresas mais produtivas. Esta plataforma suporta a maioria dos softwares modernos, como o Microsoft Dynamics 365, o Microsoft Exchange ou o Salesforce, mas também softwares mais antigos, com 10, 20 ou até 30 anos. Ao reduzir o esforço de integração em pelo menos 50% e economizando até 90% de tempo necessário para ter a integração a funcionar, a plataforma Connect Bridge continua muito popular, sete anos depois do seu lançamento.
 
FICHA DA EMPRESA
 
  • Atividade: Sistemas de Informação - Desenvolvimento de software de integração
  • Produtos: Plataforma Connect Bridge (CB), CB Dynamics CRM – SharePoint Permissions Replicator, CB Exchange Server Sync, Document Extractor for Salesforce, CB SharePoint Exchange Sync
  • Mercados: Europa, América do Norte
  • N.º de trabalhadores: 40
  • Lema: “Platform and Products for your integration challenges”

 


Susana Almeida, 11/07/2019
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