Programa Avançado em Vendas: ANJE reforça a oferta formativa no setor comercial;

Programa Avançado em Vendas: ANJE reforça a oferta formativa no setor comercial
É no setor comercial e das vendas que o plano formativo da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários centra as suas atenções. Em parceria com a UMinho Executive Business Education, a Associação apresenta mais uma edição do Programa Avançado em Vendas, que irá ter lugar entre setembro e dezembro deste ano, na sua Sede Nacional, no Porto.
 
Elaborar, planear e executar planos de vendas, implementar estratégias de comunicação adaptadas aos clientes e tirar partido do digital como auxiliar de vendas são algumas das competências que a ANJE propõe com a ação formativa. Nuno Ricardo, diretor da área de formação e competências da Associação, destaca ainda outras valências: “A formação é multidisciplinar. Os participantes vão aprender a construir relações de fidelidade com os seus clientes. Internamente, o objetivo é que consigam também melhorar a motivação e o desempenho das equipas comerciais”.
Serão 88 horas de formação constituídas por nove módulos e três seminários práticos. O plano de estudos é centrado na análise e interpretação de casos de gestão de venda reais, o que dá à iniciativa uma forte componente prática. Existirão trabalhos desenvolvidos em grupo, que têm o intuito de promover a partilha de experiências e conhecimentos entre os participantes. Por sua vez, os seminários visam aproximar os formandos das práticas profissionais.
Os primeiros três módulos serão dedicados às vendas – Estratégias de Vendas e Planeamento; Modelos de Vendas; Vendas 2.0. Já a segunda parte do programa de conteúdos centra as atenções no Customer Relationship Management (CRM), no Recrutamento e Seleção e na Gestão de Equipas. A Liderança, o Coaching e a Técnica de Vendas e Negociação completam os restantes módulos. Nos três seminários, os destaques vão para as técnicas de teatro aplicadas à venda e para casos de estudo, um deles relacionado com a temática do marketing pessoal.
Os participantes do Programa Avançado em Vendas vão ser avaliados ao longo de toda a formação através da assiduidade e da participação nas sessões. No final, têm de elaborar um projeto final que, juntamente com as restantes componentes de avaliação, vai determinar a classificação final de cada formando, numa escala de 0 a 20 valores.
Num mercado cada vez mais “imprevisível e exigente”, Nuno Ricardo destaca ainda a importância que a área comercial continua a ter nos negócios: “O setor das vendas foi, é e será sempre preponderante para as empresas, mas a verdade é que é cada vez mais desafiante para os empresários. Os mercados são mais competitivos, a concorrência é elevada e os clientes são cada vez mais exigentes com as marcas. É cada vez mais difícil vender bem e só quem se diferenciar consegue apresentar bons resultados. 
O painel de formadores é constituído por professores universitários ligados às áreas da psicologia, economia, engenharia e comunicação, assim como por profissionais pertencentes a quadros de empresas como a Vodafone, Sonae e Remax, com vasta experiência e know-how no setor comercial.
A ANJE reforça, assim, a sua oferta formativa no setor comercial através do Programa Avançado em Vendas. O objetivo é ajudar os empresários a adquirirem conhecimentos em todas as fases do processo de venda, desde o planeamento à sua concretização, focando no relacionamento com o cliente e, simultaneamente, na melhoria dos processos e desempenho das equipas comerciais.
 
Susana Almeida, 23/05/2019
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