MAN quer repetir liderança nos autocarros em Portugal;

MAN quer repetir liderança nos autocarros em Portugal
José Neves é o responsável comercial da área de autocarros da MAN Portugal.
A MAN foi a marca líder da venda de autocarros novos em Portugal em 2018. Matricularam-se, no ano que passou, 510 autocarros (+41,3%) no mercado nacional e, desses, 209 foram MAN, que mais do que triplicou as vendas de 2017 e garantiu uma quota de mercado de 43%, números que lhe valeram a liderança no nosso país. A MAN pretende chegar ao fim de 2019 de novo no topo do mercado. “Temos uma equipa motivada e focada nos objetivos, uma marca que transmite con ança e modelos que cativam os clientes, faremos o possível para superar os valores de 2018 e manter a liderança”, explica, em entrevista à “Vida Económica”, o responsável comercial da área de autocarros da MAN Truck & Bus Portugal, José Neves.
Em relação à generalidade do mercado português de autocarros, este responsável antecipa comportamentos diferentes consoante o segmento. “No ano 2019 prevemos um aumento de veículos matriculados face ao ano anterior. No entanto, a previsão é de um aumento de autocarros urbanos e um ligeiro decréscimo nos autocarros de turismo”, indica.

Ano passado positivo para mercado
 
O responsável comercial da área de autocarros da MAN Truck & Bus Portugal considera, em termos do mercado luso de autocarros, que 2018 se revelou “um ano particularmente positivo, sequência do ano de 2017, em que foram desbloqueados cerca de cinco concursos públicos” para aquisição de quase 400 unidades, para entrega até 2020. “O expressivo aumento do turismo e a melhoria das condições da economia em Portugal permitiram quebrar a estagnação que se fez sentir no mercado por parte dos operadores públicos”, refere.
No caso concreto da MAN, por ter alcançado a liderança, esse balanço é ainda mais positivo. “A liderança em 2018 era um objetivo e traduziu todo o empenho e trabalho desenvolvidos, bem como o reconhecimento na  abilidade dos autocarros MAN”, a rma José Neves.

“A liderança da MAN é fruto de muito trabalho e empenho de equipas de venda e após-venda especializadas, com um conhecimento profundo do produto e do mercado, que conseguem transmitir a  abilidade dos autocarros MAN. Para consolidar esta liderança, a economia dos autocarros MAN foi também um critério essencial, considerando que, atualmente, o consumo de combustível é um fator de decisão crucial”, acrescenta.
O responsável comercial da área de autocarros da MAN Truck & Bus Portugal refere que os da filial nacional “estão em conformidade com as diretivas provenientes da sede em Munique, cujos resultados se traduzem num crescimento de penetração de mercado sustentado ao longo dos últimos seis anos”.
A distribuição de vendas de autocarros MAN em Portugal apresenta a seguinte configuração: urbanos, 50%, turismo 50%; chassis, 90% e completos, 10%. “No caso específico dos autocarros completos de turismo e indo ao encontro das necessidades identificadas nos clientes, os novos modelos de 13 metros em dois eixos motivaram um acréscimo de vendas nesta categoria”, acrescenta a nossa fonte.
No caso da distribuição de ven- das de autocarros MAN em Portugal por tipo de combustível, o diesel continua a ser a principal opção, correspondendo a cerca de 60%, contra 40%, correspondente a gás natural comprimido.
 
“Descarbonização é desa o complexo”
 
Questionado pela “Vida Económica” sobre o impacto no mercado luso dos planos de descarbonização do Governo em 2018 e 2019, José Neves a rma tratar-se de “um desa o complexo que implica diversas e abrangentes mudanças”, mas que “é uma tendência inevitável e o setor dos transportes tem sido um dos líderes na dinâmica da descarbonização da mobilidade”. No ano que passou, 40% das matrículas de autocarros MAN contribuíram para a descarboni- zação e o objetivo presente para o ano 2019 é de 50%.
Sobre o gás natural, o entrevistado a rma que “pode constituir uma solução” para o transporte urbano e de longo curso. “Sendo a descarbonização da mobilidade um dos pontos fulcrais, atualmente, nota-se a tendência para utilização de novas dinâmicas de mobilidade principalmente nas cidades, onde há maior aglomeração de veículos, como a implementação de instrumentos de promoção da neutralidade carbónica tendo por base políticas fiscais”, advoga.
Enquadrada na descarbonização da mobilidade também se encontra a tendência da eletrficação, com o reforço nos investimentos das infraestruturas de cargas para veículos elétricos a nível nacional, em que é importante oferecer soluções de mobilidade que permitam ao cidadão optar por comportamentos mais sustentáveis. “Assim sendo a MAN apresentou na Feira de Veículos Comerciais, IAA 2018, o modelo Lion City.

E, que entrará em produção em 2020, no entanto, já dispomos atualmente, para comercialização, do MAN Lion City Hybrid, um autocarro urbano com tecnologia híbrida (diesel elétrico), que permite a redução de emissões em cerca de 30%”, salienta o responsável comercial da área de autocarros da MAN Truck & Bus Portugal.
 
“Colaboração com carroçadores é essencial”
 
O mercado de autocarros tem algumas particularidades, pois, além das soluções de autocarros completos, há também a venda de chassis a serem acabados por carroçadores. Aliás, em alguns concursos, as marcas concorrem em consórcio com carroçadores locais.
A MAN Truck & Bus Portugal considera importante a colaboração com os carroçadores nacionais. “Apesar de termos disponível uma vasta gama de veículos completos, é essencial a colabora- ção com carroçadores nacionais. Atualmente, 80% dos autocarros MAN são construídos em Portugal, com recurso a carroçadores nacionais e apenas 10% construídos num carroçador internacional”, detalha José Neves.
Em parceria com carroçadores ou de forma isolada, o entrevistado indica que “a MAN continuará empenhada em desenvolver um bom trabalho, em apresentar as melhores soluções e prestar o melhor serviço, e isso revelará ser a melhor solução para os operadores de transportes de passageiros nacionais”.

Susana Almeida, 15/03/2019
Partilhar
Comentários 0