Prepare a sua empresa para vender online neste Natal;

Prepare a sua empresa para vender online neste Natal
Segundo a Ecommerce News, “47% dos consumidores realizaram metade dos seus gastos através do e-commerce durante a pandemia”. Acredita-se que esses números se mantenham e que, a partir de agora, os portugueses comecem a comprar mais online.

A chegada do Natal vai ser uma oportunidade para as empresas e lojas que vendam no digital. Portanto se a sua empresa ainda não se encontra neste meio, saiba como começar o investimento e fazer a transição para as vendas online.

Como preparar a sua empresa para vender online neste Natal?

1. Tenha um site excelente para a sua empresa

O website da empresa ou loja vai ser a forma mais rápida e simples de um consumidor se identificar, ou não, com a marca. De proceder, ou não, à compra dos seus produtos ou serviços.

Em termos de website, tenha a certeza de que existe uma conexão direta entre o mesmo e a sua marca. Branding é a chave! É suposto o consumidor aceder ao seu website e, sem pensar muito, associar à sua marca.

Tenha também em atenção as questões de segurança pois, apesar de tudo, ainda existe muito receio por parte dos portugueses quando o assunto são as transações online. Não dê razões aos consumidores para não voltarem.

Invista, ainda, num website que se adapte a qualquer tipo de dispositivo e que seja de fácil navegação. O consumidor deve, de forma intuitiva, encontrar tudo o que precisa, seja um produto/serviço, os termos e condições, o carrinho de compras ou a página de ajuda.

Existem, atualmente, alguns serviços que permitem a construção rápida e fácil de uma loja online. Com algum esforço, podem oferecer-lhe o resultado esperado.

2. Conheça o consumidor ideal se quiser aumentar as vendas

Conhecer o seu consumidor e o que o mesmo procura é essencial para aumentar as suas vendas. Este conhecimento irá ajudá-lo a tomar melhores decisões em questões de negócio, mas também a organizar e expor os seus produtos/serviços da melhor forma possível.

Um excelente exemplo desta exposição é a Holyart, uma empresa líder no setor religioso. Com o objetivo de aumentar as vendas durante o Natal, a empresa criou uma página totalmente dedicada a produtos que os consumidores possam precisar.

Ao entrar na página, encontra diferentes ligações associadas a diferentes categorias principais. Por exemplo, clicando na categoria “árvores de natal”, irá ser redirecionado a uma listagem completa com todas as árvores de natal disponíveis no website.

Mas não fica por aí! Pode encontrar peças, figuras e cenários para o presépio, esferas de vidro, projetores laser natalinos, cenários natalinos em miniatura, entre muitas outras categorias.

Claro que além da divisão lógica, a Holyart também investiu em imagens de qualidade que transmitem as boas energias do natal.

Estas e outras estratégias permitem que a empresa envie cerca de 80 mil encomendas todos os anos.

3. A sua empresa deve continuar a ter uma voz, conectar-se e ser humana

Não é porque não existe uma relação física que deve descuidar da voz da sua marca ou da vertente humana. Aliás, a vertente humana ainda é mais importante no online, pois a confiança tem de ser construída à distância.

A fórmula para que essa conexão seja criada é simples: seja humano e faça com que o consumidor se sinta ouvido.

De forma prática, pode implementar chats e formulários de contacto – e, claro, responder a todas as mensagens recebidas –, melhorar as publicações e a interação nas redes sociais ou enviar e-mails usando o nome da pessoa – para aumentar a proximidade e a humanização.

4. Invista em Marketing Digital

Investir em marketing digital não é uma possibilidade, mas uma necessidade.

Sendo assim, crie boas estratégias de marketing para a sua loja online, pense em marketing de conteúdo, invista em SEO, diversifique os conteúdos usados – aconselhamos o investimento na produção de vídeos – e, acima de tudo, descubra como humanizar toda a estratégia.

No meio digital ganha quem se consegue conectar, mesmo que à distância.

5. Surpreenda os consumidores, mesmo à distância

Por último, surpreenda os consumidores e torne-se inesquecível.

Mas como? Preocupe-se, antes de tudo, com a entrega do produto ou serviço. Pode, ainda, pedir a opinião do consumidor após a compra.

Com o aumento das compras online e do número de lojas, estas pequenas alterações irão colocar a sua marca numa posição de destaque.

O seu negócio está pronto para vender online?

Susana Almeida, 23/10/2020
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