Festival do Peixe e Marisco aMAR Matosinhos dinamiza turismo;

Festival do Peixe e Marisco aMAR Matosinhos dinamiza turismo
A segunda edição do Festival do Peixe e Marisco aMAR Matosinhos decorre entre 23 de agosto e 1 de setembro. Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, a iniciativa vai contar com as presenças dos chefs Hélio Loureiro, Marco Gomes, Diogo Acher Cabral, Tony Salgado, Cristina Manso Preto, António Vieira, Ricardo Cardoso, Hugo Dias, Julien Cardoso, João Rodrigues, Manuel Vieira, Adozinda Gonçalves, Inês Dias, Jorge Sousa e Paula Peliteiro através da dinamização diária de showcookings, alguns com harmonização de vinhos. Em destaque vão estar alguns dos produtos mais nobres do mar de Matosinhos, nomeadamente o robalo, a dourada, o peixe-galo, o polvo, o pregado, a santola, a amêijoa, entre outros.

Para os apreciadores de vinho, são várias as provas comentadas por Enólogos de renome previstas no programa desta edição: “Vinhos Brancos do Mundo” pelo António Braga (Sogrape), “O Mundo dos Portos Brancos” pelo Enólogo e Winemaker Paulo Pinto (IVDP), “Soalheiro e os Alvarinhos de Guarda – 5 vinhos da garrafeira do produtor com mais de 10 anos”, pelo  Enólogo e Winemaker Luís Cerdeira, são apenas alguns exemplos.
Serão 20 os expositores que darão a conhecer especialidades gastronómicas de peixe, mariscos e frutos do mar. Para além dos pratinhos de degustação disponíveis nos stands, o evento contará com a participação dos restaurantes de Matosinhos que, uma vez mais, irão associar-se a este evento. São mais de 70 os restaurantes aderentes com menus especialmente produzidos para o festival - uma entrada, um prato, uma sobremesa e um copo de vinho.
Haverá ainda uma área lounge, música ao vivo e atividades para crianças, onde os visitantes poderão degustar os petiscos num ambiente descontraído.
O Festival do Peixe e Marisco aMAR Matosinhos insere-se na estratégia de promoção turística que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver, de que é exemplo a criação da marca “World’s Best Fish”.
“A primeira edição do Festival de Peixe e Marisco aMAR foi um sucesso e contribuiu para aumentar a notoriedade de Matosinhos a partir de um dos seus principais eixos, o mar”, adianta a presidente da autarquia. Luísa Salgueiro quer por isso, “dar continuidade a este trabalho e intensificar a notoriedade da marca Matosinhos World’s Best Fish, assegurando-lhe um estatuto de excelência, bem como potenciar o crescente fluxo de turistas que visitam o norte do país”.

Ver programa
 
Susana Almeida, 22/08/2019
Partilhar
Comentários 0