Exponor acolhe primeira edição da 360 Tech Industry;

Exponor acolhe primeira edição da 360 Tech Industry
De 16 a 18 de maio, a Exponor acolhe a primeira edição da 360 Tech Industry – Feira Internacional da Indústria 4.0, Robótica, Automação e Compósitos. Sob o mote “Embrace the Change”, o evento promovido pela Exponor Exhibitions antecipa a indústria do futuro, mostrando as soluções que, aliando tecnologia e inovação, permitirão otimizar processos e rentabilizar recursos.
Neste novo paradigma, as startups tecnológicas desempenham o papel de instigadores e aceleradores da mudança e terão por isso um palco especial na 360 Tech Industry. No espaço Hubtech estarão em exposição 10 startups portuguesas, eleitas através de um concurso promovido pela organização. 
Sobre a importância das startups para a evolução da indústria 4.0, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), um dos parceiros oficiais do evento, sublinha que “a criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica e de conhecimento intensivo está intimamente ligada à capacidade de valorização económica do conhecimento científico e tecnológico existente na sociedade, assumindo uma relevância significativa na inovação e na renovação do tecido empresarial”.
A 360 Tech Industry pretende assim, segundo Carla Maia, diretora de marketing da Exponor Exhibitions, “criar uma plataforma de contacto entre uma indústria sedenta de inovação e as soluções propostas pelas startups, fomentando parcerias e sinergias.”
Já para António Proença, diretor comercial da Exponor Exhibitions, esta é uma tentativa de dar resposta ao mercado, criando uma feira específica onde se possa debater o tema - indústria 4.0, de forma as empresas colocarem as soluções que têm para todo o tipo de indústrias.
No certame estarão presentes cerca de 70 empresas, em especial dos setores aeronáutico, metalomecânico, automóvel, saúde, entre outros, que apresentarão produtos e soluções para otimização ou aumento a produtividade, sem esquecer o ambiente, onde a indústria 4.0 tem um papel muito importante. “Ao tornarmo-nos mais eficientes e ao utilizarmos materiais compósitos há uma eficiência também em termos energéticos e de sustentabilidade que levam a que as indústrias possam ser mais amigas do ambiente”, refere Carla Maia à ‘Vida Económica’.
Falando acerca do receio de muitos trabalhadores, e até empresas, de que as máquinas venham ‘destruir’ e substituir postos de trabalhos, o diretor comercial da Exponor Exhibitions afirma que não acredita que tal venha a acontecer. Ao invés, haverá sim uma necessidade de apostar na qualificação dos trabalhadores. “Para existir máquina tem que existir homem, mas irão certamente criar postos de trabalho mais qualificados e especializados”. A mesma opinião tem também Carla Maia, que lembra que existe uma componente que é “insubstituível no homem: a criatividade”, e é essa que irá “transformar e otimizar a indústria”.
Questionados sobre as expectativas para esta primeira edição da 360 Tech Industry, os responsáveis revelam acreditar que o certame poderá receber cerca de 6 mil profissionais das diversas áreas da indústria.
A feira irá dividir-se em três grandes áreas: fábricas conectadas, um espaço que privilegia a transformação digital das empresas através da aplicação das novas tecnologias aos processos de produção, permitindo uma ligação da produção à logística e garantindo assim mais qualidade e eficiência na redução de custos; compósitos, área dedicada aos novos materiais que podem ser utilizados na fabricação, tendo em conta o impacto ambiental de cada empresa; e robótica, espaço que promove a aplicabilidade de soluções robóticas nas empresas, reduzindo não só o tempo, como também o custo de produção.
Paralelamente irá ainda decorrer o “Let’s Talk 4.0”, um ciclo de conferências dedicado às várias áreas que interagem com a indústria 4.0.

TRUMPF marca presença na 360 Tech Industry

 
Com presença confirmada no certame, a TRUMPF, empresa especializada em soluções de maquinaria, ferramenta, lasers e eletrónica para a indústria, continua apostada em apoiar as empresas portuguesas a explorarem as oportunidades da Indústria 4.0.
Questionado pela ‘Vida Económica’ sobre o que os leva a estar presentes nesta primeira edição da 360 Tech Industry, Pedro Henriques, Office Manager da TRUMPF Portugal admitiu que sendo
pioneira em soluções para Indústria 4.0 para o setor do metal, a TRUMPF “oferece produtos e serviços que facilitam a transição das empresas para as fábricas inteligentes”. Para além de máquinas com funções inteligentes e automatizadas, a multinacional disponibiliza igualmente um conjunto de softwares e serviços de consultoria, focados na otimização e digitalização de processos.
Sob o lema “Get Connected: Começar, adaptar gradualmente e finalmente alcançar uma completa integração em rede”, o grupo assume como objetivo para esta presença “mostrar que temos a solução completa, desde a conceção até à implantação, para empresas de todas as dimensões”. Pois, “esta feira permite-nos apresentar todas essas soluções”.
Durante o evento, acrescenta Pedro Henriques, “iremos demonstrar o software para controle da produção ‘TruTops Fab’, que permite planear e conduzir o fluxo de trabalho como um todo”, e também do ‘TruTops Boost’, que combina vários programas num só. Na prática, estes softwares permitem “uma melhor performance, maior controlo dos pedidos e processos de fabrico, resultando num aumento da produtividade”.
Pedro Henriques acredita que por isso que, a 360 Tech Industry possa contribuir para que os “decisores das empresas, reconheçam as vantagens das soluções TRUMPF na automatização, digitalização e interligação de processos. Esta é a chave para termos empresas mais competitivas e preparadas para os desafios do futuro”, remata.

FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 09/05/2019
Partilhar
Comentários 0