Contabilistas querem dilatação dos prazos fiscais;

Contabilistas querem dilatação dos prazos fiscais
A Associação Portuguesa de Técnicos de Contabilidade (APOTEC) voltou insistir junto do Governo para que haja, pelo menos, a mesma dilatação de prazos nas obrigações fiscais que ocorreu no ano passado. Assim, o prazo limite de entrega da Modelo 22 seria até 31 de julho e da IES/DA até 15 de setembro. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais apenas admite prorrogações da Modelo 22 até 19 de julho e da IES até ao final do mesmo mês.

Para a diretora da APOTEC, Isabel Cipriano, “a manterem-se os prazos definidos pelo SEAAF, está-se a contribuir para o agravamento da situação económica das empresas e dos profissionais da contabilidade e da fiscalidade”. Destaca ainda aquela responsável que “o exercício da profissão reveste-se de maior necessidade quando estamos em presença de profissionais liberais, de estruturas empresariais de micro e pequena dimensões, que sentem mais constrangimentos nestas circunstâncias, e não se pode ignorar o seu esforço e dos seus colaboradores, com prejuízos – alguns irreparáveis – não apenas em termos profissionais, como familiares e pessoais”.
Isabel Cipriano lamenta a posição assumida pelo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais quando foi publicada uma portaria que prorroga até final de outubro o prazo da obrigação legal para apresentação das contas anuais ao Instituto de Segurança Social pelas instituições particulares de solidariedade social ou entidades legalmente equiparadas. “Por conseguinte, os prazos fixados pelo SEAAF não se coadunam com o mesmo critério, pelo que urge um ajuste exequível do calendário fiscal”, conclui.
Susana Almeida, 16/07/2021
Partilhar
Comentários 0