Bancos têm de ser cuidadosos na concessão de dividendos;

Presidente do BCE alerta
Bancos têm de ser cuidadosos na concessão de dividendos
Na perspetiva de Christine Lagarde, a evolução dos mercados financeiros não está em linha com os débeis resultados empresariais.
As vulnerabilidades nos mercados financeiros aumentaram, alertou a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. A volatilidade está na ordem do dia, tendo em conta as mudanças abruptas nas valorizações dos ativos, pelo que o BCE insiste para que os bancos mantenham os seus dividendos em limites razoáveis, abaixo de uma linha conservadora.
Considera a responsável do banco central que o otimismo nos mercados financeiros não está de acordo com os débeis balanços empresariais. Pelo que apela a prudência máxima. No que se refere aos bancos da Zona Euro, admite que os mesmos possuem reservas consistentes de capital e liquidez, mas avisa que há riscos crescentes quanto à qualidade dos ativos, ao mesmo tempo que a rentabilidade se mantém a níveis reduzidos. Já no setor financeiro não bancário, acontece que há um agravamento das vulnerabilidades, graças à evolução recente do mercado num contexto de um período prolongado de assunção de riscos e uma deterioração das almofadas de liquidez.
Face à necessidade de manter as medidas de apoio às empresas e às famílias dentro do possível – temporárias e cada vez mais seletivas – Lagarde defende que é essencial que as entidades competentes se assegurem que as almofadas de capital possam ser utilizadas, sempre que tal se verifique necessário, para absorver perdas e sustentar o crédito. É fundamental que o crédito continue a fluir, mas os bancos têm de ser pró-ativos na identificação e na gestão de eventuais riscos.
Susana Almeida, 15/04/2021
Partilhar
Comentários 0