Economia mais e menos
Portugal vai ter que apostar muito rapidamente na implantação duma Sociedade da Inovação como resposta a esta crise. Discutir e avaliar hoje a dimensão estrutural da aposta da transformação de Portugal numa verdadeira Sociedade da Inovação é de forma clara antecipar com sentido de realismo um conjunto de compromissos que teremos que ser capazes de fazer para garantir o papel do nosso país num quadro competitivo complexo mas ao mesmo tempo altamente desafiante. A Inovação tem que ser a grande ideia para o país.
ECONOMIA MAIS
IDC DIRECTIONS - A discussão das tendências e desafios do digital volto a estar na linha da frente com mais uma edição do Directions, evento de referência dinamizado pela IDC e que volta a juntar muitos interessados no Estoril. Inovação, cooperação, criatividade, algumas das palavras chave que estiveram presentes na agenda das discussões com muitas especialistas desta área cada vez mais importante para a nossa economia.
CULTURA E ECONOMIA - Neste período de mudança muitos setores têm tido a capacidade de se reinventarem em termos da oferta de produtos e serviços, o papel da inovação e da criatividade tem sido central. Muitas iniciativas têm vindo a lume, sendo de destacar o papel de mecenato das empresas na promoção de ações que têm contribuído para a disseminação de uma mensagem de confiança positiva para o futuro;
CONFIANÇA DOS CLIENTES - A teoria da gestão é muito prática nos seus princípios - “a base da existência das empresas são os seus clientes e são estes que garantem a viabilidade das empresas”. Num tempo em que a Confiança dos Clientes dita as regras do jogo nas abordagens de comunicação com o mercado, são muitas e inovadoras as soluções que as empresas terão que pôr em ação para conseguir abordar de forma inteligente os desafios do mercado;
ECONOMIA MENOS
AGENDA DAS REGIÕES - Apesar de Portugal não ter formalmente regiões com autonomia administrativa, o certo é que no contexto das políticas de coesão associadas a 36 anos de fundos comunitários consolidou o papel das 5 Regiões Plano em termos de desenvolvimento de estratégias de políticas públicas na área da Inovação e Competitividade. Será importante que essa importância - nem sempre reconhecida - seja devidamente considerada neste novo período de resposta à crise;
RENOVAR A LUSOFONIA - É nos momentos de crise que devemos ser capazes de ganhar as novas agendas de futuro. E neste tempo de pandemia o reganhar a aposta na lusofonia poderá ser uma via inteligente para a economia portuguesa. A nova agenda no Brasil e a vontade dos países africanos reganharem esta nova linha estratégica deve servir de base a uma nova estratégia de cooperação económica e social, focada numa nova agenda de criação de valor global;
MAIS BANCA - As empresas não podem ter expectativas de resposta a esta crise se não tiverem por parte do estado e da banca um compromisso de apoio estratégico para o futuro. A necessidade de dar sustentação à agenda de retoma neste período pós pandemia implica um compromisso de parceria estratégica por parte da banca, de forma a criar as condições para a consolidação de valor junto dos mercados e dos diferentes stakeholders do ecossistema;