Mottion aposta no transporte de luxo
Idealizada por dois jovens empreendedores do Porto e um espanhol, a Mottion apresenta uma proposta integrada para deslocações nacionais e internacionais e dirige-se essencialmente a executivos que tenham de maximizar o seu tempo, pretendendo um serviço sem limitações, e a necessidade de viajar com todo o conforto e segurança.
Na prática, a empresa disponibiliza uma proposta de valor integrada na área de transporte aéreo e terrestre para o segmento premium, onde os clientes procuram maximizar o seu tempo e pretendem um serviço sem limitações, isto é, com uma oferta que inclui todos os detalhes da viagem, desde a preparação até ao destino final, incluindo comodidades como segurança personalizada e catering na viatura ou no avião - explica Sebastião D’Ávila, CEO da Mottion.
O mercado alvo é o cliente que aprecia um serviço de luxo e, neste horizonte, a empresa atua em dois segmentos. O primeiro, o segmento de executivo, em que o perfil do cliente inclui o típico businessman, mas também pessoas do mundo das artes e do futebol, procura dar resposta aos clientes que “têm necessidade de viajar com conforto, segurança, e que, tendo em conta o tipo de agenda e ritmo de vida, precisam de um serviço taylor made. Já na vertente corporate, os nossos clientes habitualmente são empresas que têm atividades de norte a sul do país em que as deslocações frequentes fazem parte das suas atividades quotidianas. Este segmento valoriza a facilidade dos serviços de reservas e faturação, numa plataforma inovadora que acabámos de desenvolver.
Empresa espera atingir o break-even em ano e meio
Estimando um crescimento de 20% ao ano durante os próximos quatro anos, a empresa espera atingir o break-even em ano e meio. Apesar do investimento inicial “relativamente elevado, cerca de 300 mil euros”, o negócio está “focado num tipo de procura disposta a despender o valor necessário para um serviço de elevada qualidade”. O resultado, explica Sebastião D’Ávila, “é que embora estejamos a operar há poucos meses, temos registado um elevado grau de fidelização e uma angariação de novos clientes que tem superado as expectativas iniciais, onde muitos destes novos clientes são recomendados por aqueles que já experimentaram os nossos serviços”.
Neste momento a sede da Mottion situa-se no Porto, uma decisão estratégica na medida em que grande parte da indústria nacional está situada na região norte. “Muitas destas empresas além de terem relações contínuas com as outras regiões do país têm tido uma tendência de crescimento da abordagem internacional dos mercados. Lisboa, como não poderia deixar de ser, tinha que estar incluída no nosso foco operacional desde a fase de arranque, tendo em conta a importante concentração de turismo de luxo e de negócios que representa a nível nacional”.
Finalmente Faro, “como centro das atividades na região sul, foi incluído para deste modo cobrir todo o território nacional. Consideramos também estratégico captar a procura externa que entra no país através do aeroporto de Faro. Neste contexto o mercado turístico de luxo, que tradicionalmente procura o nosso país pelas ótimas condições climáticas e pela oferta de alto padrão para a prática de golfe, também nos pareceu interessante”, frisa o CEO.
Não obstante, para além de Portugal, a empresa conta já com delegações em Espanha e Suíça.
O plano de expansão prevê ainda a entrada em Londres dentro de seis meses.
“Acreditamos que uma vez superados estes desafios que impomos à Mottion logo nos primeiros meses de atuação, haverá uma significativa consolidação do negócio. Mais precisamente será possível ter uma visão mais ampla dos mercados internacionais bem como uma proposta de valor validada fora de Portugal, o que facilitará a entrada em outros mercados, já que a Inglaterra é uma referência no mercado de luxo europeu”, remata Sebastião D’Ávila.