Renault e Eletricidade da Madeira criam “ilha inteligente” em Porto Santo
A Renault e a Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) anunciaram um ecossistema eléctrico inteligente para a ilha de Porto Santo. O grupo francês e o Governo regional do arquipélago salientam tratar-se de um projeto inovador a nível mundial.
O ecossistema elétrico inteligente a implementar apoia-se em quatro pilares: os veículos elétricos, a armazenagem de energia, a recarga inteligente e a reversão da recarga (“vehicle to grid” ou V2G). O objetivo é tornar a ilha energeticamente independente e estimular a produção de energias renováveis.
“Estamos muito satisfeitos com esta associação com a EEM e com o Governo Regional da Madeira para o desenvolvimento deste inédito ecossistema elétrico inteligente. Um projeto que demonstra que, para além dos transportes, a revolução elétrica vai mudar o nosso quotidiano. O nosso objetivo é o de construirmos um modelo reproduzível noutras ilhas, cidades ou bairros… sempre com o mesmo espírito e a mesma vocação; implementar, em larga escala, soluções de mobilidade elétrica ao alcance de todos”, afirma o diretor do programa veículos elétricos e new business da Renault, Eric Feunteun.
Três fases em 18 meses
A Renault, a EEM e outros parceiros trabalham desde o início deste ano na iniciativa e o objetivo é que, no fim dos 18 meses do projeto, este possa ser alargado a todo o arquipélago da Madeira.
A iniciativa em Porto Santo terá três fases. Numa primeira fase, 20 famílias/entidades voluntárias da ilha de Porto Santo utilizarão 14 unidades do modelo ZOE e seis unidades do Kangoo ZE em utilização quotidiana.
Uma segunda fase prevê que os automóveis vão mais longe na sua interação com a rede elétrica. Nos picos de maior consumo de eletricidade na ilha, serão capazes de injetar eletricidade na rede.
A última fase prevê que as baterias oriundas dos veículos tenham uma segunda vida e armazenem a energia, por definição intermitente, produzida pelas centrais solares e eólicas de Porto Santo. Esta energia armazenada será restituída à rede quando tal for necessário.
Eletricidade em circulação O carregamento inteligente, ou “smartcharging”, modula o carregamento do veículo em função das necessidades do utilizador e da oferta de eletricidade disponível na rede. O carregamento efetua-se à máxima potência quando a disponibilidade de eletricidade é superior às necessidades, por exemplo, nos picos de produção das fontes renováveis. O carregamento é interrompido se a procura de eletricidade for superior à oferta disponível na rede. Com o carregamento reversível (Vehicle-to-grid), os veículos são capazes de injetar eletricidade na rede aquando dos picos de consumo. Para além do carregamento inteligente, os veículos elétricos podem também funcionar como unidades de armazenamento temporário de energia.
Mesmo após a vida útil no automóvel, a bateria de um veículo elétrico conserva uma importante capacidade de armazenagem, podendo ser reutilizada, por exemplo, no armazenamento de energia estacionária. Com a segunda vida das baterias, a Renault pode responder a toda uma vasta panóplia de necessidades de armazenamento de energia: de habitações a imóveis de escritórios, de edifícios de utilização profissional ou académica ou, mesmo, para o armazenamento de energia nos postos de carregamento de veículos elétricos.
|