Portugal Fashion encerra roteiro internacional SS18 em Moçambique
O Portugal Fashion produziu, no passado dia 8 de dezembro, no Polana Serena Hotel, em Maputo, os desfiles de Anabela Baldaque, Miguel Vieira e Storytailors na Mozambique Fashion Week. Com esta ação em território Africano, o projeto da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários encerrou o seu roteiro internacional, contabilizando sete fashion stops no quadro da temporada primavera/verão 2018. Tratou-se da terceira participação do projeto naquela que é a mais dinâmica semana de moda de África, tendo como propósito fortalecer o papel dos mercados lusófonos na sua estratégia de internacionalização.
“Fechámos o ano de 2017 com uma aposta que é estratégica para a moda e para os negócios nacionais: a Lusofonia. A Mozambique Fashion Week é um dos mais importantes certames do continente Africano e representa a abrangência territorial e o foco nas oportunidades de negócio, drives do roteiro internacional do Portugal Fashion”, afirma o presidente da ANJE, Adelino Costa Matos. “A par dos destinos Europeus e das grandes fashion weeks globais, é importante que a moda nacional tire partido das oportunidades existentes em mercados emergentes, cruciais para as nossas exportações, bem como do vasto potencial inerente ao espaço Lusófono”, acrescenta o mesmo responsável.
Milão, Nova Iorque, Londres, Paris e agora Moçambique foram as paragens do roteiro internacional SS18 do Portugal Fashion. Um tour que incluiu passagem dupla pelas cidades de Milão e Paris, devido à presença nas semanas de moda masculinas e femininas, e que se desdobrou também em múltiplas ações nas várias cidades devido às iniciativas complementares aos desfiles, onde se incluíram mostras e showrooms.
Tudo começou em junho, com as semanas de moda masculinas. A primeira fashion stop aconteceu na Milano Moda Uomo, onde o projeto promoveu o desfile do criador Miguel Vieira, no dia 18 de junho. A apresentação da coleção Spring/Summer 2018 assinalou a antecipação de um ano especial para o criador de São João da Madeira: a celebração do 30º. aniversário de carreira, a concretizar-se precisamente em 2018. A moda nacional seguiu além-fronteiras, fazendo a segunda paragem na cidade da luz. Foi em Paris, capital europeia da moda, que o criador Hugo Costa apresentou a sua coleção SS18, na emblemática Maison des Métallos, tendo sido a terceira exibição consecutiva do designer na Paris Fashion Week Menswear, com o apoio do Portugal Fashion.
Foi então que o projeto da ANJE – Associação Nacional dos Jovens Empresários rumou aos Estados Unidos. A New York Fashion Week foi palco dos desfiles de Katty Xiomara e Miguel Vieira, tendo sido esta a fashion stop que abriu oficialmente a temporada SS18 de semanas de moda feminina. Foi nos dias 11 e 12 de setembro, respetivamente, que as criações dos designers lusos desfilaram na passerelle dos Pier 59 Studios, assinalando a terceira participação consecutiva do Portugal Fashion na semana da moda nova iorquina, após quebrar uma ausência de 15 anos do certame americano. Em contexto de showroom, de 17 a 19 de setembro, os designers Luís Buchinho e Carla Pontes, juntamente com as marcas Pé de Chumbo e Babash Design, tiveram oportunidade de promover as suas criações junto do público nova-iorquino, na prestigiada feira EDIT.
De volta a solo europeu, o Portugal Fashion voou para Londres, onde produziu o desfile de Alexandra Moura, na emblemática Welsh Chapel, a 17 de setembro. A designer tem sido presença assídua na London Fashion Week, um dos seus principais palcos de exposição internacional - prova disso foi a ação comercial de showroom que realizou nos The Store Studios, entre 15 e 19 de setembro, onde também marcaram presença as criadoras Carla Pontes e Susana Bettencourt.
Milão foi a paragem seguinte do roteiro internacional de apresentações Spring Summer 2018, no contexto das semanas de moda feminina. A Milano Moda Donna recebeu as propostas para a próxima estação quente dos criadores Pedro Pedro e Carlos Gil, no espaço Le Cavallerize, no dia 22 de setembro. A estadia em Milão representou a oportunidade de rumar à White Milano, o trade show italiano onde, mais uma vez, se promoveu a etiqueta made in Portugal com Pedro Pedro, Katty Xiomara, Pé de Chumbo, Carla Pontes, Luís Buchinho e TM Collection.
De volta à cidade luz, a campanha SS18 da moda portuguesa na Paris Fashion Week concentrou-se na dinâmica de showrooms e feiras, potenciada pelo apoio promocional do braço comercial do Portugal Fashion, o projeto Next Step. Foi na Rue de Turenne, em Paris, que as criações de Susana Bettencourt, Carla Pontes, Alexandra Moura e Luis Buchinho foram promovidas, contando com a rede de promoção do 3rd Eye Showroom.