EDP, CTT, Ascendi e Autoridade Tributária dão origem a fraudes na internet;

EDP, CTT, Ascendi e Autoridade Tributária dão origem a fraudes na internet
SMishing já gera mil queixas por semana em Lisboa e Porto.
A possibilidade de personalizar o remetente dos SMS com carateres alfanuméricos por partes das operadoras móveis nacionais está a criar uma pandemia fraudulenta nos sistemas de pagamentos em Portugal (SMishing), alerta a fintech EuPago.
Só entre Lisboa e Porto, as queixas junto das autoridades ascendem já a cerca de um milhar por semana, cujos emissores fazem-se sobretudo passar por empresas como EDP, CTT, Ascendi e Autoridade Tributária.
 
A EuPago revela que só em 2020 já recebeu 77 queixas de burla, cerca de duas por dia, o que perfaz cerca de 10 mil euros em perdas para o consumidor.
“Quem nunca recebeu um aviso por SMS, da sua empresa de água, a relembrar o pagamento da última fatura? As operadoras móveis não efetuam a validação dos remetentes nas suas comunicações na entrega dos SMS e os burlões aproveitam-se dessa facilidade, fazendo passar-se por empresas idóneas, levando os destinatários a executar pagamentos fraudulentos”, explica José Veiga, co-CEO da EuPago. 
Segundo este responsável, as operadoras móveis não têm tomado nenhuma diligência para terminar com as fraudes. “A solução é a educação do consumidor e bloqueio efetivo dos abusos por parte das operadoras”, frisa.
Susana Almeida, 21/02/2020
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