Retalho é um parceiro importante para as indústrias de logística e embalagem;

Retalho é um parceiro importante para as indústrias de logística e embalagem
Em 5 anos, este evento já se posicionou como uma referência, frisa Raquel Carboneras.
A “Empack e Transport & Logistics”, a maior feira ibérica profissional nas áreas da embalagem, armazenagem, manutenção e logística está de regresso à Exponor, nos dias 18 e 19 de setembro.
Os setores de embalagem e logística enfrentam atualmente um conjunto muito variado de desafios que vão desde a problemática da sustentabilidade à reorientação dos mercados para o consumidor, mas também a sempre presente questão da eficiência e melhoria de processos. Todos estes temas estarão em debate na próxima edição da ‘Empack e Transport & Logistics’, que se realiza a 18 e 19 de setembro, na Exponor. 
Sob o mote “Visite o Futuro”, a edição permitirá aos visitantes ter acesso às melhores práticas e casos de estudo sobre, por exemplo, “embalagens sustentáveis” que poderão “responder às novas necessidades de transporte e logística”, revela Raquel Carboneras. 
Segundo a responsável do evento o “retalho está realmente próximo do mercado e do consumidor”, pelo que, tem de “implementar mudanças, de forma a atender às suas necessidades”. As novas regras de mercado afetam diretamente os players de embalagens e logística, por exemplo, “não cobrar aos clientes os custos de entrega ou remover o plástico bandejas de produtos frescos em supermercados”. 
Para a responsável, isto significa que o “retalho é um parceiro importante para as indústrias de logística e embalagem”. Por esse motivo, este ano o evento receberá oradores do setor do retalho em Portugal, como, por exemplo, a Makro, que falará de estratégia para enfrentar os novos desafios da economia circular, e a Auchan, que mostrará a mais recente inovação na sua supply chain (cadeia de fornecimento). 
Questionada pela ‘Vida Económica’ sobre a crescente preocupação com a necessidade de redução da utilização de plástico, a responsável afiança que o “setor de embalagem tem grandes desafios em mãos e é neste sentido que surgem oportunidades de o desenvolver: utilizando materiais biodegradáveis e compostáveis no packaging, ou reduzindo os espaços vazios dentro da embalagem”. Nesse sentido, “este setor tem uma grande oportunidade de se desenvolver e de criar um futuro brilhante”, salienta.
Raquel Carboneras acrescenta ainda que a Empack e Transport & Logistics “ouve o mercado”. “O nosso programa de conferências tenta responder ao que mantém os nossos visitantes com vontade de fazer mais e melhor, bem como prepará-los para o futuro, abordando temas importantes e atuais como sustentabilidade, mudanças regulatórias para 2030, otimização de processos para uma maior eficiência e competitividade. Todas as perguntas sobre qualquer um destes temas vão ter resposta durante o evento”.
Sendo esta a 5ª edição da maior feira ibérica profissional do setor, Raquel Carboneras faz um balanço enquanto organizadores “extremamente positivo”. “A Empack e Transport & Logistics Porto foi lançada para atender um mercado que ainda não tinha cobertura. Em 5 anos, o evento já se posicionou como uma referência”, remata a responsável. 
FERNANDA SILVA TEIXEIRA fernandateixeira@vidaeconomica.pt, 12/09/2019
Partilhar
Comentários 0