NOS cresce “pelo quarto ano consecutivo, em todos os indicadores”;

Miguel Almeida, CEO da empresa, anuncia
NOS cresce “pelo quarto ano consecutivo, em todos os indicadores”
Miguel Almeida, CEO da NOS, afirmou que, apesar da continuada quebra de preços, a empresa melhorou os resultados, fruto do processo de digitalização das operações que trouxe maior eficiência.
A NOS cresce há quatro anos consecutivos “em todos os indicadores, o que se traduz numa significativa conquista de quota de mercado”. O CEO, Miguel Almeida, indica que em 2018 “houve um aumento do número de clientes, num mercado que atingiu a maturidade”. O número total de serviços da NOS atingiu 9,6 milhões, no final do ano passado, um crescimento de 2,1% face a 2017.
A NOS cresceu, em 2018, “pelo quarto ano consecutivo, em todos os indicadores, o que se traduz numa significativa conquista de quota de mercado”, de acordo com o CEO da empresa. Miguel Almeida explicou, na conferência de imprensa de apresentacação dos resultados do ano passado, que “houve um aumento do número de clientes, num mercado que atingiu a maturidade, assim como de receitas, apesar da continuada queda dos preços e melhorando resultados, fruto do processo de digitalização das operações que leva a melhorias de eficiência”.
“Sendo a NOS a única empresa portuguesa a atuar no setor das comunicações, estes resultados são o testemunho da qualidade e dedicação de todos os nossos colaboradores, que todos os dias dão o melhor para disponibilizarem elevados níveis de qualidade e os mais avançados serviços aos nossos clientes, devendo-se o nosso sucesso a eles e são eles o maior garante de que continuaremos a ser ator principal no desenvolvimento social e económico do nosso país”, frisou Miguel Almeida.
 
Quota de quase 33%
 
A NOS registou, em 2018, um crescimento no número de serviços. O número total destes atingiu 9,6 milhões no final de 2018, um incremento de 2,1% face ao ano anterior.
Este crescimento traduziu-se em ga­nhos de quota de mercado e em receitas, que, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela entidade reguladora, atingiram os 32,8% no final do primeiro semestre de 2018.
As receitas cresceram, neste período, 1,1%, face a 2017, atingindo 1576 milhões de euros. Este resultado justifica-se pelo aumento do número de serviços, apesar da queda da receita por serviço. As melhorias na eficiência operacional permitiram que o EBITDA crescesse 2,8%, para 591,8 milhões de euros, com a margem EBITDA a melhorar 0,6 pp para 37,5%. O resultado consolidado líquido no exercício atingiu 141 milhões de euros. O investimento em capital (CAPEX total) manteve-se ao nível do ano anterior, atingindo 375,7 milhões de euros, em linha com o investimento feito em 2017.
As receitas de exploração apresentaram um crescimento de 1,1%, para 1576 milhões de euros, com as receitas de telecomunicações a crescerem 1,5%, impulsionadas pelo crescimento de 2,1% do número de serviços.
O número de serviços aumentou 2,1%, para 9,605milhões, com adições líquidas de 193 mil face ao final de 2017. O número de subscritores móveis atingiu 4,779 milhões, com adições líquidas de 106 mil novos clientes face ao período homólogo. Os clientes de televisão por subscrição aumentam para 1,623 milhões. Nos serviços de banda larga fixa e telefone fixo continuou a registar-se uma evolução positiva, com crescimentos de 4,2% e 1,3%, para 1,390 milhões e 1,781 milhões, respetivamente. O número de serviços empresariais atingiu 1,507 milhões. Nos serviços empresariais, a NOS continua a conquistar clientes estratégicos no segmento corporate, quer no setor público quer no setor privado.
A NOS reforçou a cobertura da rede fixa de nova geração, aumentando o número de casas passadas em cerca de 327,2 mil face ao período homólogo de 2017. O número de lares com cobertura atinge agora 4,408 milhões face aos 4,081 milhões de 2017. 
Nos negócios de cinema e audiovisuais o número de bilhetes vendidos em Portugal situou-se em 8,889 milhões, um decréscimo de 5,9% face a 2017. 
 
Dora Troncão agenda@vidaeconomica.pt, 15/03/2019
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