Norte lidera vendas de eletrificados Porsche na Península Ibérica;

Porto e Braga
Norte lidera vendas de eletrificados Porsche na Península Ibérica
Os centros Porsche de Porto e de Braga lideram as vendas de automóveis eletrificados da marca de luxo na Península Ibérica. O Taycan, modelo 100% elétrico da casa de Estugarda, foi o impulso final para a concessão apostar forte nos veículos a bateria. 
“Quando soubemos que a Porsche AG ia desenvolver um automóvel 100% elétrico e começámos a perceber o sentido do mercado, fizemos uma grande aposta nos elétricos”, afirmou aos jornalistas Hugo Ribeiro da Silva, administrador das concessões para os dois distritos nortenhos.
Os dois centros Porsche foram, com efeito, onde foram instalados os primeiros supercarregadores de veículos elétricos da marca na Península Ibérica. Estes postos de carregamento, capazes recarregarem 80% da bateria de um Taycan em cerca de 15 minutos, representaram um investimento superior a 500 mil euros pela concessão. As empresas lideradas por Ribeiro da Silva criaram, além disso, um departamento dedicado exclusivo aos modelos eletrificados (designado de E-Performance), em que além do trabalho comercial habitual, são negociados os pontos de destino onde ser poderão instalar carregadores da marca (como hotéis e restaurantes, por exemplo).
O esforço está a trazer frutos e, no que se refere ao modelo 100% elétrico Taycan, que a Porsche lançou em Portugal no fim de fevereiro, Porto e Braga já venderam 63 unidades e têm 30 encomendadas. Ambas as concessões estão ainda a aguardar comercializar mais duas dezenas. “A confirmar-se, vamos chegar ao fim do ano com mais de 110 Taycan vendidos, devido ao trabalho de casa que fizemos”, refere Hugo Ribeiro da Silva. De referir que o número de unidades previsto pela Porsche para Portugal ronda as 230 unidades, podendo chegar às 300.

Eletrificados largamente maioritários em 2028

A tendência de eletrificação está, contudo, presente em todo o mercado automóvel e nas vendas globais da Porsche em particular. Nuno do Carmo Costa, diretor de marketing e relações públicas da Porsche para o mercado luso, explica que este segmento representou 4% das vendas da marca em 2016, percentagem que subiu para 33% no ano passado e que as previsões são de forte aceleração. O construtor prevê que em 2023 os eletrificados representem 63% das suas vendas e que em 2028 a percentagem seja de esmagadores 89%.
Já este ano, e em todos os segmentos, a marca alemã prevê crescer mais de 30% em Portugal, enquanto o mercado cai acima de 40% e os eletrificados têm um papel importante no desempenho. “Não sabemos como vão ser os próximos meses, mas fizemos um grande trabalho de casa com o Taycan, além de uma forte presença nos híbridos [plug-in]”, refere a mesma fonte.
De referir que, com base no sucesso comercial, a marca arrancou este ano com um programa de apoio aos bancos alimentares ibéricos, tendo doado 500 euros por cada automóvel vendido entre abril e julho. “Doámos cerca de 80 mil euros às redes de apoio alimentar”, salienta Nuno do Carmo Costa.



Taycan alarga gama

A Porsche apresentou a terceira versão da berlina desportiva elétrica, o Taycan 4S. O novo modelo está disponível com duas baterias de capacidades diferentes, disponibilizando até 390 kW (530 cv) com a bateria Performance e até 420 kW (571 cv) com a bateria Performance Plus. Depois do Taycan Turbo S e do Taycan Turbo, o Taycan 4S é o novo modelo de entrada na gama. Este é proposto por 110 866 euros, contra 158 959 euros do Taycan Turbo e 193 399 do Taycan Turbo S. Entretanto, no início de 2021 chegará o Taycan base (o preço deverá baixar do limiar dos 100 mil euros) e, mais tarde, a variante “off-road” Taycan Cross Turismo.
Voltando ao Taycan 4S, tem, nas duas variantes de bateria, aceleração dos zero aos 100 km/h em 4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. A autonomia é de até 407 km com a bateria Performance e de até 463 km com a bateria Performance Plus (WLTP), o valor mais elevado da atual gama Taycan.



Já a versão de topo do Taycan, Turbo S, gera até 560 kW (761 cv) de potência em overboost em combinação com o Launch Control, e o Taycan Turbo chega até 500 kW (680 cv). O Taycan Turbo S acelera dos zero aos 100 km/h em 2,8 segundos, enquanto o Taycan Turbo completa esta prova em 3,2 segundos. O Turbo S tem uma autonomia até 412 quilómetros e o Turbo uma autonomia até 450 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP em ambos os casos). A velocidade máxima de ambos os modelos de tração integral é de 260 km/h.


Aquiles Pinto, 29/10/2020
Partilhar
Comentários 0