FMI e G20 querem medidas eficazes para combater escassez de matérias-primas;

FMI e G20 querem medidas eficazes para combater escassez de matérias-primas
Os líderes dos países industrializados estão preocupados com a escassez de matérias-primas, numa altura em que a retoma global é cada vez mais colocada em causa. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o G20 querem fazer face, de forma efetiva, aos problemas que estão a bloquear os fornecimentos e a inflação em níveis crescentes.
As dificuldades no transporte mundial de mercadorias têm-se agravado. Existe um claro desequilíbrio entre a oferta e a procura. A falta de produtos resulta de uma procura muito grande, depois de a indústria ter estado parada durante a pandemia. Também existe falta de mão de obra. Tudo isto tem levado a um forte aumento dos preços. O Fundo Monetário Internacional, neste contexto, já reviu em baixa as suas previsões de crescimento da economia mundial. O fundo pretende uma melhor coordenação para tornar as redes de aprovisionamento mais resilientes. No entanto, tudo leva a crer que tornar o aprivionamento mais eficaz ainda vai demorar algum tempo. Por outro lado, o G20 quer saber se este problema não assenta em questões de caráter mais estrutural.
Um outro aspeto que levanta preocupações é o aumento dos preços da energia. O FMI quer que sejam tomadas medidas orientadas para os agregados mais desfavorecidos, evitando recorrer a subvenções, que são caras e beneficiam sobretudo as famílias mais ricas.
Susana Almeida, 21/10/2021
Partilhar
Comentários 0