As empresas familiares e o equilíbrio entre a família e o negócio;

As empresas familiares e o equilíbrio entre a família e o negócio
A empresa familiar é uma classificação de organização que, não sendo (ainda) reconhecida formalmente enquanto tal, possui caraterísticas que podem ser consideradas em qualquer uma das formas jurídicas que suportam uma sociedade.
 
Para relevar algumas das suas particularidades, pode-se ilustrar o negócio familiar como um trampolim assente em três grande pilares:
  • A empresa: o instrumento legal para desenvolver o negócio de uma forma estruturada,
  • A propriedade: o testemunho da alocação do capital e assunção do risco e responsabilidade pela sua continuidade,
  • A família: o núcleo familiar a que pertence o empresário, 
que é utilizado de forma contínua pelo empresário - a pessoa que salta ininterruptamente ou que define as regras de quem o faz por ele. Este atleta saltador tem plena consciência que, se cair fora do ponto de equilíbrio central do trampolim, corre um grande risco de este se inclinar e, no pior dos cenários, partir-se ou fazê-lo cair.
O estudo “Empresas familiares da Região Norte: Mapeamento, Retratos e Testemunhos”, de 2018, desenvolvido pela UMinho, identificou, como ameaça à continuidade destas entidades, as perturbações no equilíbrio entre o negócio, a sua propriedade e a família.
Conciliar as exigências de cada uma destas partes interessadas deve ser uma preocupação constante dos líderes das empresas familiares que desejam passar o legado às próximas gerações.

O Mel Santa Maria deu os primeiros passos em 1995, com o surgimento de um enxame na casa da Quinta do Paranho, em Santa Maria de Émeres. Depois de introduzido numa colmeia, o trabalho do enxame foi acompanhado, semanalmente, com muitas horas de observação, por Rui Baptista. Vendo este entusiasmo, no ano seguinte o pai ofereceu-lhe 10 colmeias, o que permitiu a 1ª produção de 171 kg.
Tendo-se licenciado em Desporto e Atividade Física, conseguiu conciliar durante 12 anos a atividade de professor com a de apicultor. 
O nascimento do filho e a sua colocação numa escola distante levaram-no à difícil decisão de abandonar o ensino e passar a dedicar-se em exclusivo à apicultura.
Surge a Mel Santa Maria, com o objetivo de produzir mel biológico de elevada qualidade, suportada nos valores que movem o negócio:
  • paixão pela apicultura,
  • amor à natureza, 
  • rigor no trabalho.
Estas filosofia e práticas, com produção a mais de 800 metros de altitude, aparecem reconhecidas em diversos prémios de prata e ouro e impacto positivo na divulgação e posicionamento da marca.
As mais de 1000 colmeias e a valia do produto permitem-lhe exportar cerca de 90% das 20 toneladas de mel produzidas.

Temas para reflexão:
  • Sabemos onde está o ponto de equilíbrio do nosso negócio familiar?
  • Todos os envolvidos na trilogia da empresa estão conscientes da importância deste ponto centrífugo? 
  • O que se pode fazer para evitar deslizes desse ponto de união?


António Nogueira da Costa
Especialista em Empresas Familiares
antonio.costa@efconsulting.pt
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@empresasfamiliaresdesucesso
 

Especialistas na consultoria a Empresas Familiares
e elaboração de Protocolos Familiares
http://www.efconsulting.pt
 
 


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