BCE deve aprofundar programa de emergência pandémica;

Franck Dixmier (Allianz GI) defende
BCE deve aprofundar programa de emergência pandémica
O BCE deverá apostar na extensão do seu programa de emergência pandémica (PEPP, da sigla em inglês), segundo Franck Dixmier, Global CIO Fixed Income da Allianz Global Investors (Allianz GI). O BCE reúne esta quinta-feira (dia 4).
 
 
“O ressurgimento gradual das economias europeias em sequência do confinamento provocado pelo coronavírus ajudou os mercados a estabilizarem e a confiança a regressar. Todos os olhos vão estar postos na reunião de junho do BCE, para conhecer as previsões atualizadas e potenciais anúncios sobre a extensão do PEPP”, indica Franck Dixmier.

O especialista aponta três pontos-chave a analisar na reunião de amanhã.  O primeiro é que “agora que o ambiente está mais calmo, será interessante conhecer as previsões económicas do BCE, já que a adoção do massivo e ambicioso plano de recuperação anunciado pela UE está longe de certo”. O segundo ponto-chave é que “mesmo que a sensação de urgência tenha diminuído”, espera “um anúncio sobre o aumento do PEPP ou mesmo uma extensão da sua maturidade”.  Por fim, a AllianzGI espera “que a calma se mantenha nos mercados, apoiados pela atividade diária de compra de obrigações do BCE”. 
 
Sentimento de mercado mais calmo
 
O Global CIO Fixed Income da Allianz GI indica, ainda assim, que o sentimento do mercado é geralmente mais calmo do que era na altura da anterior reunião do BCE de abril. “A pandemia de coronavírus parece estar a retroceder, as economias europeias estão a sair gradualmente do confinamento e os mercados estão a estabilizar após uma recuperação dos ativos de risco. Os inquéritos de confiança também indicam um otimismo renovado, com o índice alemão de confiança empresarial IFO melhor do que o esperado nos 79,5 pontos (74,2 em abril)”, salienta.
Aquiles Pinto, 03/06/2020
Partilhar
Comentários 0